Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO

Hospital Materno-Infantil de Barcarena alerta para a necessidade da vacinação

Por Adrielle Sousa (HMIB)
21/08/2019 18h00

Profissionais de saúde participaram de um treinamento para intensificar a vacinação em gestantes, bebês e adultos, no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, unidade do Governo do Estado do Pará. A ação ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto (segunda e terça-feira), em parceria com o setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo foi combater mitos relativos às vacinas, além de orientar sobre a adoção de condutas adequadas.

Durante o evento, foi enfatizada a importância do cumprimento do calendário e da atualização das carteiras vacinais, principalmente nos primeiros cinco anos de vida. Gestantes e idosos também integram o grupo prioritário a receber imunização. Esses segmentos são mais vulneráveis e, se estiverem desprotegidos, podem impactar em gerações inteiras.

Um exemplo é o retorno do sarampo, doença que havia sido erradicada no Brasil, mas voltou a se manifestar após o crescimento do movimento anti-vacina. A coordenadora municipal de Imunização em Barcarena, Aleane Botelho, chamou a atenção para notícias falsas. "Por meio das vacinas podemos reduzir índices de mortalidade e erradicar doenças, mas ainda há muitos desafios e mitos que precisamos superar devido à circulação de notícias falsas e orientações equivocadas sobre a vacinação”, informou.

Segundo ela, os profissionais de saúde devem estar capacitados para orientar os pacientes. No evento, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estagiários do setor municipal de Imunização discutiram sobre contraindicações, tipos de injetáveis, preparação e descarte correto dos resíduos.

A equipe ainda recebeu orientações sobre as responsabilidades do profissional de saúde, monitoramento e manutenção das temperaturas, correto armazenamento e conservação das vacinas. O treinamento foi encerrado com a parte prática sobre manuseios e técnicas de aplicação dos injetáveis, acompanhada de uma explicação sobre diferentes dosagens.

Unidade pública - Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na sede municipal de Barcarena, a 114 km da capital, Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará, é uma unidade pública que atende média e alta complexidade.

O público-alvo é formado mulheres gestantes e recém-nascidos. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.