Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Mangueirão recebe evento de Segurança e Resgate

Por Paula Portilho (EMATER)
21/08/2019 13h58

No próximo sábado (24), das 8h às 19 horas, o Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão, em Belém, será palco da Feira de Projetos, Equipamentos, Materiais e Viatura e do Campeonato de Resgate que serão realizados dentro da programação do 1º Simpósio de Saúde, Segurança e Resgate. O evento acontecerá pela primeira vez na capital paraense e tem como tema “A Importância da Integração das Agências de Respostas com Instituições Privadas e a Sociedade Civil e a Prevenção e Mitigação de Riscos de Acidentes e Desastres”. 

A primeira edição do Simpósio - que iniciará na sexta-feira (23), no Hotel Sagres - será uma grande oportunidade para debater e fomentar o conhecimento nas áreas temáticas de liderança, causas humanitárias, segurança, meio ambiente e resgate, além de promover a integração de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, órgãos especializados nas áreas, comunidades científicas, profissionais, estudantes, sociedade civil, entre outros interessados no tema. 

A expectativa da coordenação do evento é de atrair um público de cerca de 2,5 mil pessoas. “Durante os dois dias serão apresentadas soluções nas áreas de prevenção e resgate, como por exemplo, simulações para manter o controle em várias situações de risco, orientar aos participantes sobre a maneira correta de pegar um botijão de gás em chamas, além de ensinar técnicas de defesa pessoal”, disse Geison Damasceno, um dos coordenadores.

A programação conta com a participação de várias instituições públicas e privadas como Marinha, Infraero, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Defesa Civil, Samu, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), além de outros órgãos de Segurança Pública e universidades. 

Para Vitor Borges, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão do estádio, "é muito importante ressaltar que o Mangueirão é apto para receber eventos além do esporte e é uma grande oportunidade para a comunidade em geral adquirir conhecimento sobre a temática de saúde e segurança".

Palestrantes renomados do Pará e de outros estados brasileiros já confirmaram presença, entre eles o coronel do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Marcelo Silva Costa. O coordenador do SAMU de Belém, traumatologista-ortopedista e especialista em resgate aeromédico, José Guataçara, também ministrará palestra.    

Para a programação do Simpósio no dia 24, no Lado A do Mangueirão, a entrada será 1 quilo de alimento não-perecível, que dará acesso à Feira e aos minicursos. Para a competição é necessária inscrição prévia.

Mais informações sobre o 1º Simpósio de Saúde, Segurança e Resgate pelo site ou por e-mail: sssrpara@gmail.com.