Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'EM FRENTE BRASIL'

Ferramentas do Big Data modernizam combate à criminalidade

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/08/2019 21h10

O Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou, nesta terça-feira (20), as primeiras ferramentas do Projeto Big Data e Inteligência Artificial aos cinco estados que participarão do “Em Frente Brasil”, projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta. O projeto será lançado pelo governo federal nos próximos dias. O Pará é um dos cinco estados contemplados com as ferramentas, desenvolvidas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a partir de uma prática de sucesso adotada pelo governo cearense. Além do Pará, participarão do projeto Espírito Santo, Goiás, Paraná e Pernambuco.

O Ministério da Justiça está investindo no uso da tecnologia para facilitar a integração e análise de grandes volumes de dados, além de modernizar o combate à criminalidade. As ferramentas visam aperfeiçoar o trabalho dos agentes de segurança pública, permitindo o monitoramento para rápida intervenção, acompanhamento de ocorrências criminais, mapeamento de locais e horários com mais ocorrências e aperfeiçoamento de pesquisas sobre dados de ocorrências.

Inicialmente serão usadas quatro ferramentas, que permitirão integrar dados em larga escala e auxiliar na elaboração de políticas públicas contra a criminalidade, organizações criminosas e corrupção: Sinesp Big Data, Geo Inteligência, Tempo Real e Busca. Agentes de segurança poderão acompanhar as ocorrências em todo o país, buscar informações e a ficha criminal de suspeitos, monitorar veículos roubados, atuar no combate ao tráfico nas regiões de fronteiras e agir de prontidão na prevenção de assaltos e homicídios.

Seminário - O secretário adjunto de Inteligência e Análise Criminal, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa social do Pará (Segup), delegado André Costa, esteve em Brasília (DF) representando o Pará no Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública. Durante o seminário foram apresentadas as novas ferramentas que subsidiarão o projeto, que será lançado no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), contemplado no Pará pelo projeto de enfrentamento à criminalidade do Ministério da Justiça, ainda neste mês.

"A ferramenta Big Data que hoje teve a cerimônia de entrega para cinco estados, entre eles o Pará, é uma plataforma de Inteligência Artificial de garantia da qualidade da análise e demonstração dos dados, servindo igualmente para monitorar em tempo real o registro de eventos criminosos, posicionamento atual e histórico do deslocamento de viaturas, localização de criminosos com tornozeleiras eletrônicas, identificação de padrões criminais e, em breve, fazer predições criminais e recomendações de enfrentamento criminal. Se trata de uma verdadeira arquitetura de processamento de dados: processando dados em grande volume, em alta velocidade e em grandes variedades, podendo detectar eventos complexos em tempo real e monitorar e subsidiar planejamento operacional", detalhou o delegado André Costa.

“O projeto também inaugura o uso, no Brasil, de tecnologia e ciência de dados em grande escala, para obter resultados positivos. As informações facilitarão o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão. A ferramenta possibilitará o cruzamento de informações estratégicas para qualquer governo”, explicou Wellington Porcino, diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A entrega foi feita com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, durante o Seminário, que contou ainda com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, e de secretários estaduais da área. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministro da Justiça e Segurança Pública).