Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Maternidade de Barcarena realiza 38,6 mil atendimentos com aprovação de 92%

Por Adrielle Sousa (HMIB)
19/08/2019 13h42

Hospital Materno-Infantil de BarcarenaDe janeiro a julho de 2019 o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), localizado a cerca de 114 quilômetros de distância da capital paraense, realizou 38.673 atendimentos e alcançou o percentual de satisfação de 92% entre os usuários. Entre os serviços assistenciais prestados estão consultas, internações, cirurgias, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência, além de exames. 

As análises de satisfação foram realizadas por meio de um software de pesquisa pelo Serviço de Atendimento do Usuário (SAU) do hospital. As informações foram obtidas por meio de questionários impressos e digitais. Além de conter perguntas padronizadas e de múltiplas escolhas, com questões que seguem uma escala de 1 a 10 para avaliação desses serviços e do atendimento, o usuário também tem um espaço para manifestar sugestões e opiniões em escrito ou pela Ouvidoria.

Para Silvane Malcher, paciente há dois meses dos serviços prestados pela unidade, o atendimento foi essencial para a escolha do Materno-Infantil. “Fiquei deslumbrada pela estrutura e pelo acolhimento. O meu atendimento foi rápido, cordial e eu puder ver a preocupação da equipe com meu bem-estar”, afirma.

De acordo com a auxiliar Administrativa, Kalila Rodrigues, responsável pela coleta de entrevistas, a avaliação do nível de satisfação dos usuários do sistema de saúde é um importante indicador a ser considerado no planejamento das ações. “Por meio das opiniões podemos gerenciar nossos serviços com o intuito de manter bons índices e trabalhar cada vez mais a humanização do atendimento”, reitera.

A satisfação dos usuários conta com um outro fator relacionado ao Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente, que tem por finalidade promover a melhoria contínua dos serviços prestados, além de mitigar ao máximo os riscos institucionais. Desta forma, o HMIB vem trabalhando fortemente com as melhores práticas de gestão da qualidade existentes no mercado de saúde, de modo a fortalecer ainda mais a sua missão junto aos seus usuários.

Sobre o Materno-Infantil de Barcarena

Inaugurado no dia 21 de setembro de 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado na cidade de Barcarena, no Pará, 114 km distante da capital Belém. Mantida pelo Governo do Estado do Pará. É uma unidade hospitalar pública que atende média e alta complexidades.

O público-alvo são mulheres gestantes e recém-nascidos que se enquadram nos critérios de admissão na unidade, bem como gestações de médio e alto risco referenciada e recém-nascidos de até 2,5 kg ou 40 semanas pós concepção. Sua abrangência inclui 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.