Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Palestra sobre autismo debate atendimento humanizado no serviço público

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
14/08/2019 18h39

Assunto foi tratado com os servidores da assistência social, dentro do projeto Ciranda do Saber, da SeasterA Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), através do projeto Ciranda do Saber, realizou, nesta quarta-feira(14), na Escola de Governança Pública (EGPA), a palestra intitulada “Transtorno do Espectro Autista: cenário atual e perspectivas” para os servidores da assistência social. O objetivo foi propor uma discussão acerca do autismo e a relação do serviço público no atendimento humanizado.  

A palestra iniciou com a apresentação dos trabalhos e serviços realizados no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), por meio do atendimento às pessoas com deficiência. Em seguida, a professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e membro do Grupo Estadual de Trabalho sobre Autismo, Flávia Marçal, expôs conceitos básicos acerca do autismo e sobre a legislação de inclusão das pessoas com deficiência, ressaltando a importância do atendimento humanizado e prioritário dentro dos espaços públicos.

“Nós, servidores públicos, precisamos estar atentos para novas formas de atendimento. Nós, que lidamos ou não com esse público, precisamos compreender o contexto familiar que esse autista está inserido, pois o atendimento humanizado consegue proporcionar novas formas de desenvolvimento”, diz Flávia, que também coordena o projeto TEA da UFRA. 

A professora ainda reforçou o papel dos servidores da assistência social na reabilitação das pessoas com deficiência, a partir de uma avaliação biopsicossocial, e sugeriu que a esfera pública desenvolva um trabalho intersetorial.

Inclusão – Por meio do decreto nº 108, de 13 de maio de 2019, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), instituiu oficialmente a criação do Grupo de Trabalho, Estudo e Ações Relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. O objetivo é promover discussões e propostas de políticas públicas e ações conjuntas, envolvendo a iniciativa privada e a sociedade civil, que busquem a promoção do tratamento e do acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista. 

Entre os projetos que já estão sendo analisados pelo grupo está a criação de um centro que possa oferecer suporte especializado e humanizado para o diagnóstico precoce do autismo.

Assim como a Seplan, a Seaster também integra o grupo, juntamente com a Casa Civil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Saúde Pública (Sespa) e Ouvidoria Geral.