Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RENOVAÇÃO

Detran oferta curso gratuito para mototaxistas em Bragança

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
14/08/2019 13h41

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizada uma reunião entre representantes da Associação de Mototaxistas de Bragança (ASMOPAB), do Sindicato de Mototaxistas de Bragança e o diretor da Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRV) do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA), Joércio Barbalho. O tema da reunião foi a atualização do curso profissionalizante para mototaxistas no município do nordeste paraense, que tinha vencimento no mês de julho e, agora, será ofertado gratuitamente pela Escola Pública de Trânsito do Detran.

Bragança, atualmente, possui 378 profissionais legalizados que passaram pela capacitação para exercer a profissão. A renovação do curso, para qualquer mototaxista, deve ser realizada a cada cinco anos, visto que o trabalho envolve passageiros e é necessário transmitir segurança para todos os usuários durante os trajetos. A realização do curso, assim como sua atualização, é obrigatória para qualquer indivíduo que queira atuar na área de maneira regularizada. A atividade apresenta um número expressivo em relação a outras que são remuneradas envolvendo transporte no município — o número de taxistas legalizados, por exemplo, é de 234. Além de ser mais uma opção de deslocamento para os moradores da cidade, é também geradora de emprego e renda para quem a exerce.  

Paulo Mulato, vice-presidente da ASMOPAB, reforça a importância da renovação de forma gratuita. “Para a categoria fazer esse curso por uma empresa, teria um custo que nem sempre o profissional poderia arcar. Então, viemos aqui agradecer em nome de todos os mototaxistas de Bragança por ter essa conquista e a parceria com o Governo do Estado”.

A Escola Pública de Trânsito do Detran presente em Bragança realizará por dez dias a atualização do curso de mototaxista. As renovações terão início na segunda-feira (19) e ocorrerão até o dia 29 de agosto. As inscrições serão feitas diretamente pela ASMOPAB.

Colaboração: Esther Pinheiro