Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MELHORIA

Faixa de pedestre oferece mais segurança para travessia no KM-04 da BR-316

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
06/08/2019 20h39

Para atender ao grande número de pessoas que precisa fazer a travessia no KM-04 da BR-316, no último sábado (3) o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) instalou uma faixa de pedestres na via, que recebe em um trecho de 10 quilômetros as obras da Nova BR. "No entorno do local onde a faixa foi criada há dois polos geradores de tráfego de pessoas, um shopping e um hospital, daí a importância de disponibilizar um deslocamento com segurança para quem passa por ali diariamente", disse o diretor Técnico-Operacional do órgão, Bento Gouveia. Segundo ele, também está prevista a instalação de placas de sinalização até o final desta semana.

O taxista José Carlos Torres Brito, 63 anos, que trabalha há mais de 15 anos em frente ao local onde a faixa foi instalada, destacou as melhorias. "É realmente um grande benefício em termos de segurança. Durante todo tempo que trabalho aqui já presenciei vários acidentes com pedestres, que se arriscam atravessando a BR. A travessia era realmente muito difícil, principalmente em horário de pico", afirmou.

Quem faz do local sua rota diária também aprovou a faixa. É o caso do soldado do Exército Leonardo Gabriel, 18 anos. "Eu sou ciclista e faço esse trajeto com a bike todo dia para ir ao trabalho e voltar pra casa, e sempre quando passava por aqui tinha dificuldade de realizar a travessia. Mas agora fui surpreendido com a faixa e a facilidade para atravessar a BR", disse o militar.

Segundo Leonardo Gabriel, ainda há motoristas que insistem em não parar na faixa. Por isso, o Detran definiu uma escala de agentes de fiscalização para o controle da travessia e segurança dos pedestres. "Sempre se fez necessário essa faixa aqui, principalmente pelo grande fluxo de veículos e de pessoas na BR-316. Por isso estamos fazendo um trabalho educativo com condutores e pedestres, que têm se surpreendido ao ver a nova faixa. Nosso trabalho é esse, garantir a segurança de todos na via", declarou a agente de Fiscalização Soraia Cardoso. (Colaboração de Patrick Abreu).