Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'BECO DOS ARTISTAS'

Secult lança edital para espaço geek na 23ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes

Por Úrsula Pereira (SECULT)
06/08/2019 10h22

Não é de hoje que séries, filmes, livros e quadrinhos fazem a cabeça, não só de crianças, mas também de jovens e adultos. Nos últimos anos, o mercado geek teve um crescimento significativo no Brasil. E no Pará, não foi diferente.

A cada ano, Belém promove mais eventos e projetos voltados para essa cultura que, diariamente, também recebe mais adeptos. É com a intenção de contemplar esse público que a Secult idealizou a criação do Espaço Geek dentro da 23ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, que acontecerá no período de 24 de agosto a 1º de setembro de 2019, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Saindo do imaginário e partindo para o real, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta segunda-feira (5), o edital de Credenciamento de Artistas, que regulamenta o acesso ao espaço destinado a quadrinistas, ilustradores e artistas visuais independentes que irão expor e comercializar produtos do universo geek, em uma área denominada 'Beco dos Artistas'.

De acordo com Cássio Tavernard, diretor do Departamento de Editoração e Memória da Secult (DEM), o Beco dos Artistas segue o formato de ambientes desse gênero, já consagrado em exposições e feiras no Brasil e no mundo. "Nossa intenção é reunir artistas que trabalham com quadrinhos, fanzines de produção autoral ou coletiva para que essa galera possa vender seu trabalho de ilustração, pôster, camisa, aqueles trabalhos produzidos na hora, personalizados, como caricaturas, cartuns e outros objetos", explicou.

O edital vai selecionar até 21 (vinte e um) artistas para composição do espaço, escolhidos por uma comissão julgadora indicada pela Secult, formada por artistas da área e representantes da Secretaria. A escolha se dará por meio da análise das obras do artista proponente, não por sua qualidade, mas por uma tipologia de materialidades (descritas no edital), que se definiu como adequada para o Beco dos Artistas.

Para Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura, o edital é um canal direto de interação que a Secult estabelece com os artistas da cena local dos quadrinhos e demais linguagens. "Desde o inicio do ano a gente estava estudando como abordar essa temática, que tem imenso valor artístico e criativo. Era uma exigência nossa que buscássemos uma forma de valorizar a produção local. Durante a 'Escuta da Setorial do Livro, Leitura e Literatura' surgiu a ideia e nós aproveitamos para colocar em prática durante a Feira do Livro".

Poderão participar artistas que tenham trabalhos de quadrinhos autorais (literatura desenhada) e aqueles que tiverem trabalhos artísticos originais e autorais reconhecidos na área de artes visuais para comercialização.

Inscrições - São gratuitas e foram abertas na segunda-feira (5) e seguem até 09 de agosto de 2019. Para se inscrever os interessados devem entregar - em formato que permita a sua perfeita compreensão, os documentos solicitados no edital, devidamente preenchidos e assinados, em envelope fechado e identificado - e os materiais presencialmente no Departamento de Editoração e Memória – DEM (Rua Padre Champagnat, 158 - Feliz Lusitânia, Cidade Velha - Belém - Pará, CEP.: 66020-470), de 11 às 18h. Cada candidato pode apresentar somente um projeto para a seleção.

O resultado final da seleção será publicado na página eletrônica da Secult e Diário Oficial do Estado, sendo de total responsabilidade do proponente acompanhar a atualização de informações.

É imprescindível que antes de dar início aos procedimentos de inscrição, os interessados leiam o edital, que pode ser baixado diretamente no site da Secretaria. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8694.