Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ORIXIMINÁ

Cosanpa discute abastecimento de água com prefeito e lideranças comunitárias

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
02/08/2019 18h19

O processo de regularização do contrato de concessão do abastecimento de água ao município de Oriximiná, no oeste paraense, já está sendo discutido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e a prefeitura local. Nesta sexta-feira (2), a assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira, e a assessora de Regulação e Novos Negócios, Renata Maneschy, se reuniram com lideranças comunitárias e o prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares da Silva, para informar sobre o andamento das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e o contrato de concessão.

"Nós conversamos sobre o processo de regularização da concessão daqui. O município de Oriximiná já tem convênio de cooperação conosco e o plano de saneamento básico. A gente já vai trabalhar para regularizar nosso contrato. Vamos alinhar pra fazer uma audiência pública e explicar a minuta do contrato de cooperação entre prefeitura e a Companhia de Saneamento do Pará. A gente vem trabalhando para melhorar o abastecimento no município. O Governo do Pará está com uma obra em andamento que tem o valor total de R$ 37 milhões. Vamos começar a trabalhar as questões dos microssistemas para otimizar o abastecimento para a população. Vamos trabalhar todos juntos, para que a população seja a maior beneficiada", ressaltou Renata Maneschy.

Para Alex Reis, líder comunitário do bairro Cidade Nova, a reunião foi produtiva. "A preocupação da maioria é a questão da qualidade da água, e se vai suprir a necessidade de todo mundo. Mas esclarecemos as dúvidas dos moradores, e ficou definido que a equipe da Cosanpa vai até o bairro conversar com todos os moradores", informou.

A assessora Lene Oliveira disse que já foram definidos um novo encontro com os moradores dos bairros Cidade Nova e São José Operário, e uma visita ao canteiro de obras da Cosanpa por uma comissão de moradores. "Quem não participou das duas reuniões anteriores, que foram feitas junto com a Prefeitura e o Poder Judiciário, vai ter a oportunidade de conhecer todo o projeto. A engenheira do projeto vai explicar todos os detalhes, o cronograma da obra, e nós, da Assessoria de Programas Sociais, vamos falar das ações sociais que estão sendo desenvolvidas na cidade, as visitas técnicas de casa em casa, com entrega de material informativo. Com isso tudo, a gente espera que a comunidade entenda a importância e os benefícios que a obra vai trazer para o município e a saúde de todos, porque saneamento é saúde", ressaltou Lene Oliveira.

Atualmente, o bairro Cidade Nova é atendido por um microssistema de poços artesianos, sob a gestão da Prefeitura. O bairro será beneficiado pelo sistema de abastecimento de água que está sendo construído. Com mais de 70 mil habitantes, Oriximiná ainda não dispõe de água tratada para atender a maior parte dessa população.

O projeto de ampliação do sistema de água existe desde 2007, mas não foi concluído. Agora, as obras foram retomadas e seguem em ritmo acelerado, para que os moradores tenham acesso à água tratada.