Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APOIO

Emater implanta unidade de açaí irrigado na região sudoeste

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
30/07/2019 13h01

Os mil pés de açaí plantados no início do ano na propriedade do agricultor Álvaro Caçador, área rural do município de Brasil Novo, sudoeste paraense, vão garantir a ele, a partir do primeiro ano de colheita, em 2023, uma boa fonte de renda. O agricultor faz parte do projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do açaí irrigado criado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e aprovado pela Câmara Técnica do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS/Xingu) - projeto 276/2017. 

O sistema de irrigação consiste em disponibilizar água às plantas no momento, local e quantidade correta ao seu desenvolvimento. Todo material de irrigação e as mudas foram custeados pelo PDRSX e o produtor entrou apenas com a mão de obra para o preparo da área (adubação e roçagem). A Emater ajudou na implantação do sistema e presta assistência técnica continuamente ao produtor, que aproveita a tecnologia para irrigar outras culturas ao redor dos açaizais como mamão, cacau, mandioca e pimenta.

De acordo com Almir Uchôa, extensionista rural da Emater de Altamira, os pés de açaí plantados na propriedade do agricultor Álvaro estão distribuídos em dois hectares. "A partir de 2023, a expectativa é que o produtor consiga extrair cerca de 1.600 latas de açaí/ano nos dois hectares. E ele vai vender isso no comércio interno, vai gerar renda".

O produtor atendido diz que "se não fosse pelo apoio dos técnicos, eu não teria conseguido, visto a complexidade de implantação. Estão comigo desde o começo, quando fizeram análise de solo e acompanhamento, eles tiravam todas as minhas dúvidas". E completa: "a minha perspectiva é que o projeto vai gerar renda e melhorar a vida da minha família. Os funcionários não fazem papel de técnico, mas de amigo. É importante demais esse suporte". 

Além de Brasil Novo, a Emater implantou o projeto de açaí irrigado em outros cinco municípios da região: Altamira, Vitória do Xingu, Medicilândia, Uruará e Senador José Porfírio. Ao todo, serão 30 unidades demonstrativas, sendo cinco em cada um. Para cada unidade administrativa de plantio de açaí irrigado é investido o valor de R$ 35 mil reais.