Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Nova versão do aplicativo “KD a Berlinda” trará mais informações e interatividade

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
29/07/2019 11h36

Faltando um pouco mais de dois meses para a o início das festividades do Círio de Nazaré deste ano, já está em andamento o desenvolvimento da nova versão do aplicativo "KD a Berlinda", que se popularizou entre os fiéis que acompanham as 12 procissões que integram a quadra nazarena. O app para celulares permite que o usuário saiba a localização exata da berlinda que percorre às ruas da capital paraense (e também de Ananindeua e Marituba em uma das procissões) levando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, mais próxima de seus fiéis.

Uma reunião, no dia 15 deste mês, entre os diretores da Empresa de Tecnologia da Comunicação e Informação do Estado do Pará (Prodepa) e a Diretoria da Festa de Nazaré, tratou sobre novidades e melhorias para a nova versão do aplicativo. Quem já usou o KD a Berlinda em anos anteriores e acessar a que a nova versão em construção, verá mais interatividade e ampliação dos recursos que já existiam.

O aplicativo, que é desenvolvido pela Prodepa há 8 anos, vem crescendo anualmente em número de downloads. Em 2012, ano de seu lançamento, 20 mil pessoas utilizaram o recurso. Ano passado, por exemplo, esse número saltou para 600 mil, demonstrando a importância que ele tem.

A ideia para esse ano e que o aplicativo mostre, até mesmo, as peregrinações fora das procissões que antecedem ao Círio, como as que acontecem em órgãos públicos e hospitais, por exemplo. "Isso é muito importante para os fiéis que querem estar presente nesses momentos de evangelização", diz Claudio Acatauassú Nunes, diretor coordenador do Círio 2019.

"Ter a Prodepa como colaboradora e parceira da Diretoria da Festa é muito importante e vai ser possível demonstrar, a quem queira acessar, onde está a nossa imagem peregrina em todas as suas 12 procissões do Círio", pondera Cláudio.

Marcos Brandão, presidente da Prodepa, detalhou sobre a importância de ampliar o diálogo com a organização do Círio para tratar sobre melhorias nos serviços oferecidos para a população e turistas nesse que um dos mais importantes para o Estado do Pará, seja para a cultura, para a fé, como também para a economia local.

O diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Costa, apresentou a proposta para o novo layout do aplicativo e novas funcionalidades a serem implementadas. "Estamos trabalhando em um novo design paro o aplicativo, incluindo galeria de fotos e cartazes dos Círios anteriores, em alta resolução, para que possam servir de papel nos celulares dos usuários", antecipa algumas novidades.

Pela Prodepa, estiveram presentes na reunião o Presidente Marcos Brandão; o diretor Gustavo Costa e o a Assessor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, Antônio Mokarzel. Representando a Diretoria da Festa estavam os diretores Oswaldo Diniz Mendes, da Diretoria de Marketing; Mário José Tuma Junior, da Diretoria de Procissões; Antônio Américo, Diretor Secretário; e Cláudio Acatauassú Nunes, o Diretor Coordenador 2019.

Como funciona o App "Kd a Berlinda:

- O aplicativo é um sistema georreferenciado onde as coordenadas de localização da berlinda são capturadas por GPS, em tempo real, permitindo aos romeiros e fiéis acompanharem o trajeto percorrido e o tempo de cada procissão.

- O aplicativo foi lançado em outubro de 2013 e já recebeu diversas atualizações e está disponível nas plataformas Android e IOS. Além disso, está disponível em Português e Inglês.

- Dentre as funcionalidades, é possível localizar a berlinda, acompanhar a romarias, assistir ao vivo a transmissão, o histórico de onde a berlinda já passou e um tutorial de como usar o aplicativo.

- Com ele, é possível verificar, também, outras opções de trajeto, o que auxilia o usuário a ir de um ponto a outro, não necessariamente onde a berlinda esteja.

- No site do Kd a Berlinda, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. São usadas aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo usado, seja computador, tablet ou celular.