Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hemopa de Castanhal realiza campanha em parceria com hospitais de Paragominas

Por Vera Rojas (HEMOPA)
25/07/2019 13h48

Nos dias 3 e 4 de agosto, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio do Hemocentro Regional de Castanhal, vai promover campanha de doação de sangue em parceria com o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas e com o Hospital Municipal, com apoio da Prefeitura local.

"Parceria está no sangue" é o slogan da campanha que entra para sua segunda edição em parceria com o HRPL e a primeira com o Hospital Municipal. A meta é que, durante os dois dias, sejam efetivadas 200 coletas de sangue que podem salvar até 800 pacientes. Ação estratégica que vai reforçar estoque de sangue do Hemopa Castanhal e tem a responsabilidade de atender a demanda transfusional de 48 municípios do nordeste paraense.

De acordo com o gestor do Hemopa Castanhal, o médico José Daniel Farias, Paragominas é uma cidade que se destaca no crescimento da população, além de contar com um Hospital Municipal e com o HRPL que é de média e alta complexidade com registro crescente de procedimentos cirúrgicos de grande porte. Somente no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 173 transfusões em pacientes internados no regional.

"Temos ainda uma Agência Transfusional, mantida com apoio da Prefeitura e abastecida pela Fundação Hemopa, que também atende outras unidades hospitalares da região. Por isso, temos que estar atentos para não deixar faltar sangue para os usuários dos serviços. Estamos otimistas em superar a meta prevista e, assim, suprir a necessidade da rede hospitalar", observou o gestor.

De acordo com o médico, a campanha está aberta para composição de novas parcerias para promoção da doação voluntária de sangue. Isso inclui instituições públicas e privadas.

Dados de doações- Responsável pelo abastecimento transfusional da rede hospitalar da região, o Hemocentro de Castanhal, no primeiro semestre deste ano, registrou uma média mensal de 720 comparecimentos de voluntários, que representou cerca de 580 bolsas de sangue. Neste mesmo período 500 bolsas foram transfundidas por mês. Das doações efetivadas no nordeste paraense, 39% são do sexo feminino e o restante do masculino. Já o segmento jovem, entre 18 e 29 anos, é responsável por mais de 41% das coletas efetivadas.

A campanha será realizada por uma equipe do Hemopa Castanhal composta por 18 profissionais.

Para doar sangue - É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: A campanha será realizada em espaço montado dentro do Hospital Municipal de Paragominas, que fica na Avenida Presidente Vargas 345.

Dia 3, de 8h às 18h.

Dia 4, de 8h às 12h.