Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran otimiza sistema para garantir dinamismo nas fiscalizações

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
20/07/2019 17h34

Inovar em tecnologia para facilitar a vida do cidadão. Essa é a meta que o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) estipulou para trabalhar no desenvolvimento de mecanismos para o melhor andamento de seus trabalhos, em especial durante a Operação Verão 2019, uma das maiores ações do órgão durante o ano. O talonário eletrônico utilizado pelos agentes de trânsito durante as fiscalizações, passou recentemente por uma atualização importante. Agora, o sistema possibilita que um mesmo veículo não seja abordado mais de uma vez durante o dia.

Com esta inovação, o veículo que foi parado por um agente de trânsito durante uma fiscalização com consulta ao talonário eletrônico, deixará um registro no sistema, que posteriormente acusará que este já foi abordado, garantindo uma fiscalização mais ampla. "É um sistema muito melhor e mais efetivo, para que o condutor não seja parado mais de uma vez em uma mesma operação, o que garante que outros possam ser abordados", afirma o agente de trânsito Carlos Henriques.

O sistema vem dando certo em Salinópolis, uma das praias mais procuradas pelos veranistas durante as férias de Julho, que concentra um grande número de pessoas durante os finais de semana. Em média, cerca de 40 veículos passam, por minuto, pela barreira do Detran na PA-444, via de acesso à praia do Atalaia, onde foi verificado um grande número de pessoas conduzindo o veículo com o licenciamento atrasado, infração mais verificada até o momento, segundo os agentes.

O condutor que for flagrado com o licenciamento em atraso pode efetuar o pagamento na mesma hora na barreira do órgão, que está equipada para impressão e pagamento do boleto, inclusive com uso de cartão de crédito ou débito.

A equipe considera que o trabalho desenvolvido, até o momento, causou impacto positivo na população. "Em 2019 observamos a diminuição em vários flagrantes, especialmente com relação ao consumo de álcool aliado a condução de veículos", avalia Henriques.

Em parceria com a Polícia Civil, veículos em situação de roubo foram flagrados pelos agentes e recuperados, além de outras situações em que o trabalho em conjunto com os demais órgãos de segurança pública vem surtindo efeitos positivos. As equipes de fiscalização permanecerão no município até o final do mês, sempre com diversas ações ostensivas na praia e nas vias do município.

Colaboração: Leandro Oliveira