Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Mais 20 mil sacolas serão distribuídas nas praias do Pará

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
19/07/2019 13h17
Vinte mil famílias serão conscientizadas sobre a importância da limpeza das praias durante este final de semana. Os internos do regime semiaberto, que apresentam bom comportamento e estão cadastrados no projeto "Conquistando a Liberdade", estarão simultaneamente em Salinópolis, Mosqueiro, Outeiro e Bragança distribuindo sacolas para descarte correto do lixo produzido pelos veranistas. Serão distribuídas 20 mil sacolas. 
 
As ações do projeto “Verão é pra viver. Com dignidade por todo Pará" são uma forma de promover a ressocialização dos internos com a sociedade e mostrar o trabalho de reinserção social desenvolvido pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). No “Reeducar - essa é a nossa praia", os reeducandos do projeto “Conquistando a Liberdade” vão realizar limpeza das praias do Estado, distribuir sacolas de lixo para os veranistas, além de conscientizar os banhistas sobre a importância da limpeza do local, sempre aos sábados, domingos e segundas de julho. 
 
Com as ações deste fim de semana, já serão 80 mil pessoas orientadas. De acordo com o diretor de Reinserção Social da Susipe, Ed Wilson Nascimento, o projeto tem o papel de realizar educação ambiental nas praias do Estado do Pará, objetivando minimizar os efeitos da poluição de resíduos sólidos nas praias e balneários. 
 
''Além da conscientização, é trabalhada a ressocialização dos internos que estarão nas praias remindo pena pelo trabalho, construindo uma nova base de convivência com a sociedade, passando a ter uma visão de cidadania e de construção de novos vínculos sociais. Será uma experiência única para os internos que vão experimentar a ressocialização em bases de prestação de serviços à sociedade", explica Ed Wilson Nascimento. 
 
No segundo fim de semana de julho (6 a 8), correspondente ao primeiro dia de ação do projeto, os internos distribuíram 8 mil sacolas plásticas biodebragáveis, orientaram os veranistas com relação ao lixo e limparam as praias de Mosqueiro, Outeiro, Bragança e Salinas. No segundo (13 a 15 de julho), os internos do projeto “Conquistando a Liberdade” distribuíram 10 mil sacolas biodegradáveis e recolheram mais de uma tonelada de lixo das quatro praias. Na ação, os reeducandos também orientaram mais de 16 mil veranistas sobre os impactos ambientais que o lixo provoca. Foram quase 50 horas de permanência nas praias e mais de 35 KM percorridos.
 
Serviço; Ação: projeto “Verão é pra viver. Com dignidade por todo Pará"
Local: Praias de Mosqueiro, Bragança, Outeiro e Salinas
Data: 20 a 22 e 27 a 29 de julho de 2019 
Horário: 8h às 12h