Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERIOR

Inscrições para vestibular especial do Forma Pará têm início nesta terça

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
16/07/2019 16h56

Iniciaram, nesta terça-feira (16), as inscrições para o programa Forma Pará, que oferece 900 vagas de curso superior pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

Segundo o secretário da Sectet, Carlos Maneschy, esta é uma primeira ação do programa, que será lançado oficialmente nos próximos meses. "O Forma Pará é uma iniciativa do governo do Estado que visa dar mais oportunidade de formação para a população de municípios e localidades onde não existem campi universitários ou onde o curso ofertado não existe. É por meio da formação da nossa gente que vamos alavancar o desenvolvimento do Pará", destacou.

Executada por meio de convênio com a Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), essa primeira ação do programa contempla 15 municípios, oferecendo 1 mil vagas em 20 turmas. Além das 900 vagas previstas nos editais que foram publicados na última sexta-feira (12), há um novo certame que será lançado ainda este mês abrindo 100 vagas para Mosqueiro, distrito de Belém, onde serão ofertados pela UFPA os cursos de Turismo e Licenciatura em História. Neste caso, a seleção será feita pela pontuação do Enem 2018.

Inscrições preliminares – As inscrições para os editais abertos vão até o próximo dia 22 pelo site da Fadesp, instituição que realizará os processos seletivos. As provas objetiva e de redação serão realizadas no dia 11 de agosto em 14 municípios, simultaneamente: Bagre (Administração/UFPA), Benevides (Educação Física/Uepa), Curuçá (Serviço Social/UFPA), Goianésia (Engenharia Civil/UFPA), Gurupá (Serviço Social/UFPA e Educação Física/Uepa), Melgaço (Educação Física/Uepa), Mocajuba (Serviço Social/UFPA e Direito/Unifesspa), Portel (Turismo/UFPA), Redenção (Engenharia Civil/Unifesspa), Salinópolis (Geografia/Uepa), São João de Pirabas (História/UFPA e Administração/UFPA), Tucuruí (História/UFPA e Turismo/UFPA) e Viseu (Administração/UFPA). Cada turma será formada por 50 alunos. A taxa de inscrição é de R$ 30.

Depois de confirmada a inscrição preliminar, o candidato deverá fazer a inscrição definitiva no período de 24 a 31 de julho, no município onde realizará as provas. Os editais garantem cotas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, além de isenção do pagamento da taxa de inscrição aos que têm o direito garantido em legislação. Confira os editais no site da Fadesp, na janela 'concursos/inscrições abertas'.

Confira as principais datas:
Inscrições preliminares – 16 a 22/07/2019
Solicitação de isenção de taxa – até 17/07/2019
Divulgação das isenções – 19/07/2019
Solicitação de atendimento especial – Até 22/07/2019
Resultado atendimento especial – 30/07/2019
Inscrições definitivas – 24 a 31/07/2019
Cartões de Inscrições – 02/08/2019
Provas objetiva e de redação – 11/08/2019
Publicação do gabarito – 12/08/2019
Resultado definitivo do processo seletivo – 20/08/2019

Cursos e vagas por universidade:
UFPA – 600 vagas (50 por turma/município): Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História Licenciatura (São João de Pirabas e Tucuruí).

Unifesspa – 100 vagas: Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba).

Uepa – 200 vagas: Educação Física (Gurupá, Benevides e Melgaço) e Geografia Licenciatura (Salinópolis).