Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JULHO

Detran intensifica ações educativas em balneários do interior do Estado

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
15/07/2019 17h46

Marajó, Bragança, Marabá e Mosqueiro foram alguns dos municípios onde atividades do órgão foram realizadasO segundo final de semana de julho contou com diversas ações do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) pelo interior e balneários do Pará, buscando tornar o trânsito mais seguro para todos. As atividades foram voltadas para o combate à alcoolemia, com orientação e conscientização dos condutores, além do trabalho realizado junto às crianças, educando desde cedo para um comportamento adequado no trânsito.

Ilha do Marajó
O Festival Marajoara de Cultura Amazônica movimentou a ilha do Marajó neste último final de semana. Os agentes de educação do Detran executaram, de maneira estratégica, ações educativas no porto da balsa no Camará, em Salvaterra, e realizaram abordagens aos turistas e profissionais de transporte coletivo, ressaltando os riscos quanto a mistura irresponsável entre álcool e direção. As ações atingiram cerca de 1.800 pessoas e mais de 380 veículos foram abordados.

Ainda na região do Marajó, na manhã de sábado (13), o campus de Soure da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu os agentes de educação de trânsito do Detran para realizar o projeto "Detran nas Universidades", que tem como objetivo conscientizar e multiplicar o conhecimento para mudar o comportamento do cidadão no trânsito. Aproximadamente 120 alunos dos cursos de Letras, Serviço Social e Pedagogia participaram da iniciativa.

Marabá
Na região sudeste do Estado, a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama), feira de exposições que ocorre anualmente no município, com shows, exposição de negócios e rodeios, atraiu um grande público. Cerca de 800 pessoas receberam informações educativas a respeito da alcoolemia, uso do cinto de segurança e, para motociclistas, a importância do uso do capacete.

Atividades específicas também foram voltadas para a sensibilização do público infantil. No shopping da cidade, a equipe de educação desenvolveu as ações de forma lúdica através de jogos, rodas de conversas e pinturas com figuras do trânsito. As atividades atingiram cerca de 500 pessoas. O principal objetivo foi educar a criança para que, futuramente, ela seja um adulto mais responsável no trânsito, mas também alertar os pais para práticas mais seguras nas vias.

Bragança
Em Bragança, na região do Caeté, agentes de educação conversaram com cerca de 40 ciclistas nas vias. Na praia de Ajuruteua, o foco foi para veranistas, funcionários de empresas e moradores locais. Cerca de 103 veículos foram abordados e mais de 500 pessoas orientadas. Os principais fatores de riscos detectados foram em relação ao não uso do cinto de segurança, transporte incorreto de animais, objetos soltos no carro e motociclistas pilotando com a viseira levantada.

Mosqueiro
No distrito de Mosqueiro, cerca de 460 pedestres foram abordados na orla da praia do Farol, além de barraqueiros que trabalham no local. A ação foi executada em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Guarda Municipal.

*Colaboração: Ana Laura Costa