Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Novos servidores da Santa Casa fazem treinamento prático de combate a incêndio

Por Helder Ribeiro (SANTA CASA)
13/07/2019 14h45

Parte prática do treinamento supervisionado por um bombeiro militarA Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizou, neste sábado (13), em Belém, o treinamento prático de brigada de incêndio e primeiros-socorros, destinado a capacitar os 218 servidores aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS) sobre como agir em caso de acidentes. O técnico em Segurança do Trabalho Carlos Seabra, da Gerência de Saúde do Trabalhador (Gsat/FSCMP), explicou que esses funcionários já fizeram o treinamento teórico quando foram acolhidos pela instituição, e hoje passaram pelo treinamento prático de prevenção em caso de sinistros.

Os servidores capacitados foram aprovados em processo seletivoEle enfatizou que o treinamento é muito importante para a instituição. "Eles estão aqui para aprender a combater um eventual princípio de incêndio que possa acontecer na Santa Casa, pois a instituição exige que se tenha um quantitativo mínimo de pessoas treinadas para combater princípio de incêndio", acrescentou.

Vidas e patrimônio - O subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Orlando Araújo da Costa, instrutor do curso de combate a incêndio, explicou que a finalidade do treinamento é conscientizar os servidores acerca da sua importância como brigadista dentro da instituição. "Os funcionários mostraram completo interesse. Isso é bom para nós e para a instituição, pois os usuários e servidores vão se sentir mais seguros sabendo que na Santa Casa há brigadistas capacitados, prontos para atuarem em qualquer situação de modo convicto, cauteloso e preventivo. O curso mostrou como, e quando, se deve agir na utilização do material de combate a incêndio, e também a cautela que se deve ter ao manusear esse material, que é fundamental para salvar vidas e preservar o patrimônio", ressaltou.Os novos servidores agora sabem agir diante de acidentes

Uma das novas servidoras, Jane Amorim, 42 anos, destacou a importância do treinamento para a atuação correta em situações que exijam calma e capacitação. "O treinamento foi bem proveitoso, pois teve tanto a parte teórica quanto a prática, e a aula prática está sendo bem rica, muito bem explicada. Vou utilizar esse conhecimento no meu dia a dia, seja em casa ou no trabalho, pois a qualquer momento podemos nos deparar com alguma situação de acidente com fogo ou precisar socorrer alguém, e com esse conhecimento a gente pode salvar vidas", reiterou.