Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Arcon reforça equipe de fiscalização no Porto de Camará, em Salvaterra

Por Cybele Puget (ARCON)
13/07/2019 14h10

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Público do Pará (Arcon) mantém equipes de fiscalização nos principais portos e terminais do Estado no mês de julho, para garantir segurança e qualidade no transporte intermunicipal por via rodoviária e hidroviária. Para atender à demanda dos usuários que se deslocam para os municípios de Salvaterra e Soure, no Arquipélago do Marajó, a Arcon reforçou neste final de semana o número de fiscais, que trabalham com o apoio da Polícia Militar no Porto de Camará, onde o número de veranistas foi intenso na manhã deste sábado (13).

O gerente de Transporte Hidroviário da Arcon, em exercício, Celso Cruz, explicou que os fiscais da Agência verificam se os horários das viagens estão sendo mantidos, as condições de segurança da embarcação, o limite de lotação de passageiros na viagem intermunicipal Belém/Porto de Camará, além da documentação. "A operação de fiscalização no porto ocorre sem problemas, mas ao desembarcar o passageiro precisa aguardar o transporte municipal oferecido, que é insuficiente para suprir a grande procura. No entanto, esclarecemos que após o desembarque a responsabilidade pelo transporte em Salvaterra passa a ser das empresas autorizadas a operar no município pela administração local", disse Celso Cruz.

Três empresas estão autorizadas pela Arcon para realizar a viagem Belém/Porto de Camará. Durante as férias, as empresas Banav, Arapari e Henvil aumentaram o número de viagens com saídas de Belém, do Porto de Icoaraci, e do Terminal Hidroviário de Belém, por meio de lanchas, barcos e balsas. As duas empresas de ônibus que fazem viagens intermunicipais estão com o atendimento normal. "Diante da necessidade da população, a Arco vai avaliar a possibilidade de oferecer uma alternativa de transporte intermunicipal a partir do Porto de Camará para atender ao fluxo de passageiros neste mês de julho" informou Eurípedes Reis, diretor-geral da Arcon.