Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VOLUNTARIADO

Campanha de doação de sangue vai salvar mais de 400 pacientes

Por Vera Rojas (HEMOPA)
13/07/2019 11h36

A campanha "Alunos sangue" realizada pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – CETAM, na sexta-feira (12), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), resultou em 289 comparecimentos e 105 doações de sangue que vão salvar mais de 400 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada. A ação reforçou o estoque técnico do banco de sangue do hemocentro.

A campanha que foi realizada em sala montada no CETAM, na Av. Governador José Malcher, contou com a participação de gestores, professores, alunos e seus familiares, sendo que a maioria dos voluntários estava na faixa etária de 18 a 29 anos, exatamente o segmento que é responsável por mais de 40% das coletas efetivadas no Pará.

Entre o público de doadores, esteve a aluna do curso de Técnico de Enfermagem, Fabiola Cristine Leal, 24, que aproveitou a oportunidade para realizar sua primeira doação voluntária de sangue. "Eu já tinha desejo de doar sangue, mas faltava tempo, mas hoje surgiu a ótima oportunidade do Hemopa estar aqui no curso".

Esta é a terceira edição da campanha que passou a ser desenvolvida, anualmente, nos meses de julho e dezembro, períodos de férias e de festas, quando normalmente o número de comparecimento de voluntários costuma reduzir em torno de 30%.

Segundo o diretor pedagógico do CETAM, Gedson Moreira da Costa, 28, o projeto que originou a campanha "Alunos sangue bom" tem o objetivo de ajudar os pacientes que precisam desse sangue para sobreviver". Ele também ressaltou que essa ação, junto aos alunos do curso da área da saúde, tem o intuito de despertar nesses futuros profissionais a importância da captação de doadores de sangue dentro dos hospitais, onde atuarão.

A titular da Gerência de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, agradeceu a parceria com a direção do CETAM e a participação de todos na 3ª edição da campanha que envolveu, inclusive, a comunidade do entorno. "A temática da doação de sangue faz parte do planejamento anual do CETAM, que tem colaborado muito para que os estoques de sangue do Hemopa, principalmente nesse período de julho".

Com resultados significativos, a campanha de julho e dezembro de 2018, renderam, respectivamente, 122 e 191 candidatos à doação de sangue. Para ser um candidato à doação de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço: As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém que funciona de segunda a sexta-feira de 10h às 17h. Mais informações: 08002808118 ou 3110-6500.