Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO DE VERÃO

Crianças participam da educação no trânsito em Salinas

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
13/07/2019 11h32

Uma ação educativa realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Salinas (Semuttsal), nesta sexta-feira (12), na PA-124, envolveu pela primeira vez um grupo de crianças e adolescentes. Eles fazem parte do projeto PMzito, uma parceria com a Polícia Militar.

Junto com agentes de educação do Detran e da Semuttsal, 34 crianças do projeto participaram da blitz educativa, que teve como objetivo reduzir e minimizar fatores de riscos no trânsito, como o não uso do cinto de segurança, não uso de dispositivos de segurança para animais (coleiras, caixas de transporte) e objetos soltos no interior do veículo.

"Esses são os fatores mais notados por nós durante esse tipo de ação", disse Victor Oliveira, coordenador de educação do Detran. Cerca de 100 veículos foram abordados com um público estimado de 500 pessoas orientadas.

Já na manhã deste sábado (13), condutores e pedestres que passaram em frente ao Corpo de Bombeiros, em Salinas, foram surpreendidos por uma ação educativa envolvendo agentes de educação da autarquia e crianças do projeto "Escola da Vida", dos Bombeiros, que existe há 18 anos.

No total, 140 pessoas participaram da atividade, sendo 90 de Salinas e 50 de Ananindeua, do 3° Batalhão de Bombeiros Militares. "Fizemos questão de trazer essas crianças até para que se integrem a outros municípios", assinalou o sub-tenente bombeiro André Ferreira, coordenador da ação. Todos os estudantes tiveram a supervisão de agentes do Detran no trabalho de orientação sobre segurança no trânsito.

Com cerca de 3,2 mil alunos em 26 municípios do Estado, o projeto "Escola da Vida" foi criado em 1991 por iniciativa do tenente-coronel Rocha, no 1° GBM, do bairro da Cremação, em Belém. Neste verão, o projeto é parceiro do Detran e demais órgãos do Estado em operações também em Mosqueiro, Outeiro, Curralinho (Marajó) e Abaetetuba.