Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

"Caravana por Todo o Pará" encerra em Pacajá e Anapu com mais obras e serviços

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
12/07/2019 08h56

Encerrando a "Caravana por Todo o Pará" o governador do Estado, Helder Barbalho, e a comitiva que o acompanhou na jornada por 15 municípios das regiões Xingu e Tapajós, estiveram em Pacajá e Anapu, já na noite desta quinta-feira (11). Nas duas cidades, foram assinadas ordens de serviço para o início de obras de pavimentação asfáltica, além de inauguração de escritório da Emater; convênio para repasse de combustível; entrega de Selo Cidade Digital, entre outras ações.

Em Pacajá, o governador foi recebido com festa pela população, que comemorava, também, o aniversário do prefeito municipal, Chico Tozetti. Helder Barbalho, acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale; de secretários de Estado e de deputados estaduais, assinou um termo de compromisso para construção de três pontes de concreto na zona urbana da cidade; um convênio com a prefeitura para a implantação da praça da Bíblia; um convênio com o município para o repasse de cerca de R$ 400 mil em óleo diesel, para auxiliar a manutenção de estradas vicinais e o termo de início de obras de pavimentação de 48 vias da cidade, o que totaliza cerca de 20 quilômetros de asfalto. A avenida Primavera, onde ocorreu o evento, será uma delas.

Na ocasião, um grupo de deputados presentes também acordou a confecção de uma emenda coletiva para o repasse de uma ambulância e de um aparelho de ultrassonografia para o município, que tem cerca de 46 mil habitantes.

Emocionado com os benefícios recebidos, o prefeito Chico Tozetti agradeceu ao governo do Estado pelo respeito com que está tratando todos os municípios, independentemente da região onde estão situados. “Nunca um outro governo olhou com tanto carinho por Pacajá e pela Transamazônica. É uma grande honra e uma alegria o que estamos vivendo hoje aqui”, disse o gestor, que ainda recebeu um bolo e parabéns cantados pela comitiva do governador.

Anapu - Na sequência, a “Caravana” seguiu para Anapu, onde chegou já quase por volta das 23 horas. Mesmo assim, a população ainda lotava as ruas à espera do grupo, que foi recebido pelo prefeito, Aelton Fonseca e autoridades municipais. Na ocasião, o governador e o prefeito assinaram um termo de cooperação para implantação do programa de extensão rural e assistência técnica no município.

Depois, Helder Barbalho firmou o termo de início das obras de pavimentação e drenagem de 37 ruas da cidade, o que totaliza 14 quilômetros de asfalto e, ainda, entregou o Selo Cidade Digital para Anapu, que agora passa a contar com wi-fi gratuito na praça Central da cidade.

O governador do Estado fez questão de agradecer ao povo de Anapu pela paciência e comemorou o encerramento da “Caravana”, que passou por 15 municípios nos últimos três dias, levando obras e serviços pelas regiões Xingu e Tapajós. Disse que a aproximação do Estado dos municípios será uma tônica do seu governo.

“Percorremos, nesses dias, 15 cidades e quase cinco mil quilômetros. E assim será daqui pra frente. Não vamos medir esforços para dar a população paraense aquilo que ela espera e merece. Nossa bandeira é a do desenvolvimento do Pará”, ressaltou.

O prefeito Aelton declarou que um volume de obras como o anunciado por Helder para Anapu nunca havia sido feito antes por outro gestor. “Nós somos um dos menores municípios do Estado e já estamos sendo vistos de perto pelo governo, que está há apenas seis meses na gestão. É uma grande alegria e uma honra. Vamos trabalhar juntos para melhorar ainda mais Anapu”, festejou.

A comitiva do governador ainda inaugurou na  cidade a revitalização do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), um investimento de cerca de R$ 60 mil, realizado em parceria com a prefeitura. “A Emater está nos 144 municípios do Estado. É o braço operacional do governo na área da agricultura, então, cada vez mais, necessita de uma boa estrutura física para receber os nossos agricultores, que são o público-alvo da empresa”, concluiu.