Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Caravana entrega escola em Porto de Moz e anuncia 16 km de asfalto

Por Natália Mello (SECOM)
11/07/2019 18h12

Escola Estadual Dom Pedro I foi entregue para a população e para os cerca de 900 alunos totalmente reformadaCerca de 900 alunos são os beneficiados com a entrega da nova estrutura da Escola Estadual Dom Pedro I, em Porto de Moz, na região de Almeirim, oeste paraense. A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira (11) e contou com a presença do governador Helder Barbalho e uma comitiva composta por secretários, deputados e prefeitos. A ação já passou por 13 municípios do Estado e faz parte da Caravana Por Todo o Pará, iniciada na última terça (9), em Itaituba.

A obra na Escola Estadual Dom Pedro I começou em 2018 e só agora foi entregue à cidade totalmente reformada. Com financiamento do BID no valor de R$ 1,5 milhão, a instituição atende 884 alunos e conta com nove salas de aula e 18 outros espaços reformados. O prédio passa a contar com laboratório de informática, sala de leitura, sala de diretoria, sala de professores, despensa, cozinha, área de recreação e quadra coberta. A escola é a única a ofertar ensino médio no município.

Professora Benilda Guerra comemorou a nova estrutura da unidade de ensino para alunos, discentes e servidoresPara a professora de geografia Benilda Guerra, 46, o momento é de agradecer pela realização de um sonho. Atualmente como vice-diretora da escola, ela conta que já trabalhou com 22 turmas e que morou em Belém por 12 anos, mas a vontade de voltar para casa era grande. "Não queria ficar na capital. Minha vontade era estudar e voltar para contribuir com o meu município", diz.

A discente lembra que, desde a inauguração da escola, essa é a primeira grande reforma no espaço. "Era para ser entregue em dezembro, mas está sendo entregue só agora. O que muda é a estrutura como um todo, ganhamos laboratórios e todas as salas são climatizadas", completou, falando sobre a presença do governador na região. "Isso é bom, principalmente, para a gente, do oeste do Pará, porque ficamos muito distante da capital. Acho importante para ver que não estamos abandonados", conclui.

Marcelo da Silva tem 17 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio na escola. Para o estudante, a reforma permitiu, sobretudo, a melhora de duas coisas que fazem parte da rotina diária dos alunos: a climatização e o acesso à pesquisa. "Antes, a gente passava muita dificuldade por conta do calor, agora vai ser mais fácil ficar em sala de aula, e também, com os laboratórios, vamos ter acesso mais fácil à pesquisa sobre o que os nossos professores passam durante as aulas. Isso vai nos ajudar muito", pontuou.

Ordem de serviço assinado pelo governador autoriza o início da pavimentação asfáltica de 16,49 km e drenagem pluvialPavimentação – Porto de Moz também é um dos 12 municípios em que Helder Barbalho assinou ordem de serviço para pavimentação asfáltica e drenagem pluvial. A cidade do oeste paraense será beneficiada com obras em 16,49 km da rua Raimundo de Jesus Silva. Seu Oscar Carvalho Filho, 89, reside na via há cerca de três anos. Ele conta que hoje, aposentado após anos trabalhando em lavoura, acaba não saindo muito de casa, e que a lama dificulta ainda mais a vida dos moradores, principalmente, em época de chuva.

Oscar Carvalho Filho reside na rua Raimundo de Jesus Silva, que será asfaltada. "Bem melhor, né, livre de estar caindo", disse"Asfaltado a gente pode andar bem melhor, né, livre de estar caindo, de pegar uma queda. Sou só eu e minha 'velha'. Na época da chuva fica um meleiro danado, a gente anda porque é preciso", contou. "Para nós, é uma alegria o governador estar vindo conhecer a nossa cidade, trazer mais benefícios para a gente", agradeceu.

O chefe do Executivo estadual reforçou que o investimento nas obras de pavimentação é o maior já realizado pelo governo na infraestrutura do município, e que ainda há muito a ser feito nessa gestão. "Há dois meses, na inauguração do Banpara, eu disse que ia voltar aqui e fico feliz de poder cumprir minha promessa. Que na volta das férias, professores e alunos possam começar um novo tempo na educação da Escola Dom Pedro I. Agradeço a parceria da prefeitura e a de todos os deputados que estão conosco nessa missão", ressaltou o governador Helder Barbalho.

O prefeito de Porto de Moz, Edilson Lima, disse que a presença firme e constante do governo no município em menos de sete meses de gestão mostra o comprometimento de Helder Barbalho. "Estar inaugurando uma escola completamente reformada e assinando a ordem de serviço para pavimentação de 16 km aqui é um presente para a nossa região. Temos outras demandas que já passamos aos secretários, mas contar com o nosso governador é fundamental para avançarmos com o desenvolvimento do nosso município", destacou.

"Com o asfalto vai acabar a questão da poeira e da lama no inverno, e vai melhorar as minhas vendas", agradeceu Alcilane SantosAlcilane da Silva Santos é natural de Prainha, também no oeste paraense, mas se considera porto-mozense. Há 18 anos morando na cidade, ela tem um pequeno comércio há cinco anos na rua Raimundo Silva. Mesmo tendo outra renda, o principal sustento da família, que inclui o esposo e três filhos, vem das vendas desse mercadinho. "O salário que ganho lá não compensa, então nosso sustento principal é daqui. Com o asfalto vai acabar a questão da poeira e da lama no inverno, e vai melhorar as minhas vendas", afirma.

Sobre a caravana e a presença forte do governo do Estado no interior, Alcilane acredita que é uma grande oportunidade de crescimento para o município. "É bom, porque ele vê as dificuldades que a população tem. Estamos precisando de mais saneamento, de melhorias e recursos para a cidade", finaliza.

Caravana Por Todo o Pará – A iniciativa é inédita e reforça o compromisso do Estado com todas as regiões, dando atenção para áreas que ficam sob a influência das BRs 163 e 230, a Transamazônica.

A Caravana Por Todo o Pará começou pelos municípios de Itaituba e Novo Progresso e seguiu para Jacareacanga, Trairão, Uruará, Rurópolis, Placas, Medicilândia, Brasil Novo, Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz. Ainda nesta quinta, Pacajá e Anapu finalizam a ação. O governo está levando aos municípios obras de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial, que serão executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras públicas (Sedop).

No total, será investido o valor de R$ 227.812.596,98 em asfalto em 12 cidades. Os serviços chegam à Avenida Leopoldo Lobato (em Itaituba); Avenida Brasil (Novo Progresso); trecho urbano da BR-230 (em Jacareacanga); Rua Presidente Médici (Trairão); Avenida Goiás (Uruará); Rua Haroldo Veloso (Rurópolis); Travessa Otaviano Macedo (Placas), onde será também inaugurada a Praça da Amizade; Rua Independência (Medicilândia); Avenida Perimetral Oeste (Brasil Novo); Rua Antônio Barbosa (Senador José Porfírio); Rua Raimundo de Jesus Silva (Porto de Moz); Rua Primavera (Pacajá); e Travessa 1º de Maio (Anapu).