Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Medicilândia recebe diversos investimentos durante "Caravana por Todo o Pará"

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
11/07/2019 07h58

Conhecida como a “capital mundial do cacau” (com uma safra anual de 50 milhões de quilos do fruto) a cidade de Medicilândia, na região da Transamazônica, recebeu, no início da noite desta quarta-feira (10), uma série de benefícios do governo do Estado. Entre eles, a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Gomes dos Santos; o termo de autorização para o início das obras de pavimentação e drenagem de 15 quilômetros de vias do município; o repasse, por meio de convênio com a prefeitura municipal de 50 mil litros de óleo diesel para execução de manutenção das estradas vicinais e a entrega do Selo Cidade Digital, com a transformação da Praça da Amizade em um ponto de oferta de wi-fi gratuito à população.

Todas as obras e serviços foram entregues e/ou anunciadas pelo governador Helder Barbalho, que participa, naquela região, do programa “Caravana por Todo o Pará”, iniciativa inédita que se encerra nesta quinta-feira (11) depois de percorrer 15 municípios das regiões Xingu e Tapajós. Na empreitada, o chefe do Executivo está acompanhado do vice-governador, Lúcio Vale; de secretários de Estado; diretores e gestores de órgãos estaduais, além de deputados e autoridades municipais.

No caso de Medicilândia, a reforma e ampliação da Escola Estadual Francisca Gomes, que havia sindo fundada em 1990, representa um investimento de mais de R$ 3,5 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra inclui 16 salas de aulas, banheiros masculinos e femininos e adaptados para pessoas com deficiência, sala de vídeo, leitura, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala de Educação Especial (AEE), quadra poliesportiva, cozinha, despensa, depósito, abrigo de lixo, sala de diretoria, de professores, além de outros espaços pedagógicos e de convivência.

“Tenho certeza de que, como está agora, essa escola poderá levar os nossos alunos a patamares nunca imaginados”, orgulhou-se o prefeito Celso Trezeciak.

A secretária de Estado de Educação, Leila Freire, explicou que a Escola funciona em regime de partilha, já que, pela manhã, ela é ocupada por alunos do município e a tarde por estudantes do Estado. A gestora observou ainda que, ao todo, mais de 830 crianças e jovens já estão sendo beneficiados com a obra de reforma e ampliação da unidade de ensino, considerada como a mais importante daquele município.

O governador Helder Barbalho festejou a entrega da 13ª escola reformada da sua gestão e anunciou a grande ação de recuperação de mais de 100 colégios em situação precária que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza durante este mês de julho em todas as regiões do Pará. “Com isso, nós desejamos que agora, no segundo semestre, quando voltarem as aulas, nossos alunos possam ter um lugar digno e adequado para sua aprendizagem. Encontramos uma situação muito difícil na educação, mas, aos poucos, estamos trabalhando para transformá-la”, pontuou.

Helder Barbalho também reforçou o compromisso do governo com a geração de emprego e renda para a população e a necessidade de tirar o Pará do patamar de mero exportador de matéria-prima. “Nós queremos, por exemplo, que o cacau que sai de Medicilândia possa ser verticalizado aqui mesmo e não que saia e vá gerar riqueza em outras regiões do País. Vamos trabalhar incansavelmente para que essa posição possa ser superada”, disse.