Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
URBANIZAÇÃO

Estado garante 15 km de vias pavimentadas e construção de escola em Brasil Novo

Por William Serique (SECOM)
11/07/2019 03h36

O governador Helder Barbalho mostra a Ordem de Serviço que autoriza o início das obrasQuase 70% das ruas da sede municipal de Brasil Novo, no oeste do Pará, serão urbanizados, com obras de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial. Dentro da programação da "Caravana por Todo o Pará", a Ordem de Serviço foi assinada na noite de quarta-feira (10), pelo governador do Estado, Helder Barbalho, diante de centenas de pessoas. As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras públicas (Sedop).

São 15 km que irão receber pavimentação com drenagem. Para o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli, a palavra que resume o momento é gratidão. "Essa palavra está no semblante de toda a população de Brasil Novo. É o reconhecimento pelo trabalho que o governo tem feito para o desenvolvimento de todos os municípios do Pará. O que está acontecendo agora em Brasil Novo é um sonho de 46 anos. São 46 anos esperando por essas políticas públicas, e eu fico muito feliz com esses anúncios para a cidade. Isso vai gerar qualidade de vida e garantir dignidade".As obras vão urbanizar quase 70% das vias da sede municipal

Digital – O Selo Cidade Digital, que permitirá à população, com as políticas sociais de integração, ter acesso à internet gratuita em alguns pontos da sede municipal, como praças, também proporcionará ações do governo em favor da integração de pessoas de todos os segmentos sociais.

Brasil Novo é o terceiro município paraense a receber o Selo. A partir de hoje, a Praça Geraldo Barbosa passa a ter Wi-Fi de graça. A população poderá dispor de até 300 acessos ao mesmo tempo, em alta velocidade. A praça é um local de encontro das famílias, para que todos possam estar juntos, conectados com o mundo pela internet.

"Eu estou muito feliz de o governador estar em Brasil Novo, porque tem 18 anos que um governador não vem. Então, estou muito feliz dele vir bem pertinho da minha casa. Eu tenho certeza que o nosso governador vai fazer muita coisa para a nossa população", disse Raimunda Martins, comerciante e moradora de Brasil Novo há 30 anos.

Após décadas de espera pelo Estado, a população de Brasil Novo agradeceu pelas obras a Helder BarbalhoEnsino médio – Durante seu pronunciamento, o governador anunciou que, até janeiro de 2020, a escola de ensino médio de Brasil Novo será entregue à população, com capacidade para atender cerca de 900 alunos. Uma escola que há 46 anos a população espera, enquanto é obrigada a se descolar para outros municípios para ter acesso à educação.

"Hoje, pela primeira vez na condição de governador do Estado do Pará, estou aqui junto com vocês, em dia de início de obra, de renovação da esperança e da certeza de que nós estamos construindo um novo tempo para o Estado, e para esse município. Estamos prosseguindo uma forma de governar diferente; uma forma de governar próximo da nossa população, em um Estado do tamanho de um continente. É impossível governar o Pará trancado em um gabinete, no ar condicionado lá em Belém. Reconhecendo que é impossível governar desse jeito, eu e o Lúcio pedimos a oportunidade para vocês para governar esse Estado de maneira diferente, fazendo governo próximo da gente. Nós acabamos de assinar um convênio que vai liberar para a Prefeitura 52 mil litros de combustível para fazer as estradas vicinais. Esse foi o pedido que a delegação de Brasil Novo apresentou durante o Governo Itinerante, e que hoje estamos aqui concretizando. Também no Governo Itinerante nos foi pedido, como prioridade, a escola de ensino médio. Se Deus me permitir, em janeiro do ano que vem eu venho inaugurar essa escola, para o início do ano letivo de 2020. Estamos iniciando hoje as obras de pavimentação e drenagem de 15 km de vias. É o maior contrato de infraestrutura da história de Brasil Novo", destacou o governador.

A deputada estadual Cilene Couto frisou a importância do pioneirismo da Caravana e do papel do governador. "Quero, primeiro, parabenizar o governador Helder pela iniciativa de lançar essa caravana por todo o Pará, um momento importante para os municípios. Para Brasil Novo, é a realização de um sonho com a assinatura dessa ordem de serviço, que trará 15 km de asfalto, dignidade e respeito e, sobretudo, renovação da esperança. O governador tem falado da União em todos os seus discursos, e eu acho que isso é fundamental para nós fazermos o desenvolvimento para o Pará. Hoje nós trabalhamos unidos, determinados, e com certeza faremos o melhor para o nosso Estado", afirmou a deputada.