Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREPARAÇÃO

Cantores líricos recebem oficina de esgrima artística para o Festival de Ópera

Por Úrsula Pereira (SECULT)
10/07/2019 20h31

Para fazer reviver os combates épicos dos esgrimistas e duelistas do passado, começou, nesta quarta-feira (10), a oficina "Esgrima artística e combates de época", desenvolvida pela Ação de Formação do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz. A iniciativa é do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz, em parceria com a Academia Paraense de Música (APM).

Os cantores selecionados participam de capacitação musical e cênicaPara que essa capacitação pudesse ocorrer, a Secult lançou edital para o "I Curso de Formação em Ópera", selecionando vinte cantores líricos profissionais, que receberão como prêmio a participação no Curso de Formação em Ópera e uma ajuda de custo no valor de R$ 3.240,00, divididos em 6 parcelas mensais. Os cantores terão capacitação necessária – musical e cênica – para que, ao final de quatro anos, estejam preparados com excelência, para formar um corpo fixo de cantores líricos do Theatro da Paz.

Afonso Galvão é mestre em esgrima e foi convidado pela direção artística do Festival de Ópera para ministrar o curso para os cantores. Durante as aulas, eles vivenciarão a disputa na pista para entender a perspectiva do esgrimista e, assim, desenvolver cenas de combates épicos. De acordo com Galvão, esta será a primeira oficina de esgrima artística do Brasil.A oficina ″Esgrima artística e combates de época″ é uma Ação de Formação do XVIII Festival de Ópera

"Eu me sinto muito honrado por fazer parte desta iniciativa pioneira e poder contribuir para que esses profissionais do canto lírico façam a diferença, entendendo que esgrima artística é postura, beleza e sobretudo arte", afirmou.

Esgrima artística é um estilo elaborado para atender às necessidades de espetáculos em geral, englobando as múltiplas possibilidades dessa técnica.

A história da esgrima começou há mais de três mil anos, como uma forma de combate corpo a corpo, sem regras estabelecidas, a maioria das vezes até à morte. Na Idade Média, a espada era o instrumento de guerra favorito, seguido pela lança e o arco. Tinha diversos formatos e tamanhos, dependendo do país.
Antes de ser praticada como esporte, no século XVI esta arte era realizada em combates militares, duelos, torneios ou como simples forma de autodefesa.

São geralmente considerados 3 períodos da esgrima: o Antigo, marcado pela esgrima de alto impacto, com espadas grandes e pesadas; o Moderno, com o desenvolvimento da técnica e de tratados escritos; e finalmente, o Contemporâneo, com a invenção da máscara e a entrada da esgrima como uma das modalidades olímpicas desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

Serviço:
A oficina "Esgrima artística e combates de época" ocorre de 10 a 31 de julho, às 16h, no Theatro da Paz, e será ministrada pelo mestre Afonso Galvão.