Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO

Novo aplicativo facilita a compra de passagens de barco na Amazônia

Agora, por meio do celular, os usuários poderão acessar informações sobre linhas de navegação e comprar passagens de ida e volta de Belém a Abaetetuba ou ao Marajó

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
09/07/2019 15h05

Startup voltada ao desenvolvimento de tecnologias e processos que otimizem e inovem o transporte fluvial na Amazônia, a Navtech Solutions lança essa semana o novo aplicativo Ubá. Além da aquisição de passagens fluviais, o app permite ao usuário obter, a partir do celular, informações sobre o transporte de barco na Amazônia, com detalhes das linhas de navegação, os horários de saída e chegada, as características das embarcações e terminais, bem como as empresas que atuam em cada linha.

Disponibilizado na Google Play com o nome "App Ubá - Passagem Barco", o aplicativo começa a operar de forma parcial. Por meio da parceria com a empresa Arapari Navegação, serão ofertadas passagens de ida e/ou volta relativas a dois trechos: um rodofluvial que liga Belém a Abaetetuba e outro fluvial que interliga a capital paraense ao Porto de Camará, no Marajó. O objetivo é de, até o final do ano, ampliar a rede de parcerias e incluir todos os trechos fluviais com saída da capital paraense.

"Após a confirmação da compra, um bilhete será emitido no próprio telefone e, na hora de embarcar, bastará mostrá-lo para validar e seguir viagem. Além disso, através do App Ubá, os usuários poderão compartilhar experiências sobre a qualidade das embarcações e dos padrões de serviços prestados. Ao final de cada trajeto, os passageiros poderão avaliar a pontualidade, a higiene, o serviço e a segurança da embarcação", explicam Walter Oliveira Neto, Rhuan Fracalossi e Walter Oliveira Júnior, integrantes da Navtech Solutions.

Transporte fluvial - Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviário (ANTAQ), o número de passageiros transportados pelos rios amazônicos cresce a cada ano. Somente em 2017 foram quase 10 milhões de pessoas. As estimativas para o ano de 2019 apontam uma movimentação média de 10,5 milhões de passageiros.

Mesmo com a ampliação do acesso a smartphones e à internet, as empresas de navegação mantêm as vendas de forma presencial. Hoje, quem deseja viajar de barco, conhecer as rotas, os valores, os horários e comprar passagens, precisa primeiro encontrar as informações entre as diversas fontes espalhadas e, depois, dirigir-se ao terminal hidroviário para efetuar a compra.

"A proposta do Ubá é justamente encurtar esse caminho, facilitando a venda e a compra de passagens por aplicativos móveis", explicam os responsáveis pela iniciativa.

Serviço: O App Ubá – Passagem barco está disponível no Google Play. Para saber mais sobre ele, acesse: https://www.instagram.com/ubaapp/ e https://www.appuba.com.br/.