Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Unacon vai à praia para prevenção do câncer de pele

Por Vera Rojas (HEMOPA)
09/07/2019 11h41

O período de férias chegou e para quem mora no sudeste do Estado ou visita a região, é tempo de se divertir, de curtir as praias e balneários, mas é preciso ter cuidado com os excessos. A equipe da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon) alerta sobre os perigos da falta de cuidado, principalmente, com a pele, durante o período do verão amazônico.

De acordo com a radio-oncologista da Unacon, Priscila Conceição, as condições climáticas da região contribuem para o surgimento de doenças, como o câncer de pele. "Esse tipo de câncer, não melanoma, causados pela exposição solar, é o câncer mais incidente na unidade", garante a médica.
Ainda segundo a doutora Priscila, com alguns cuidados e precauções é possível prevenir a doença, como usando protetor solar e evitando ficar exposto excessivamente ao sol entre 9h e 17h. São orientações como estas, que os funcionários da Unacon- Tucuruí têm levado a quem frequenta as praias da região.

Ainda segundo a doutora Priscila, com alguns cuidados e precauções é possível prevenir a doença, como usando protetor solar e evitando ficar  exposto excessivamente ao sol entre 10h e 16h. São orientações como estas, que os funcionários da Unacon- Tucuruí têm levado a quem frequenta as praias da região.

No último domingo (7), eles estiveram na praia Queiroz Galvão, no município de Breu Branco. A atuação da equipe Unacon será por todo o mês de julho. Nas praias, os profissionais abordaram os veranistas, distribuíram brindes de proteção contra o sol e orientaram sobre a importância do uso do protetor solar.

O diretor executivo da Unacon, Thiarle Dasse, acompanha a equipe e garante que a recepção da população é muito boa e que a ação irá continuar durante todo o período das férias. "Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado da ação nas praias, as pessoas aceitam bem a nossa presença, prestam atenção e demonstram ter compreendido o bem que o uso do protetor solar causa e como esse hábito simples, pode ajudar a evitar doenças graves como o câncer de pele. "Esse é o nosso objetivo, não queremos só tratar o câncer, mas ajudar na prevenção dele, por isso estaremos aqui conscientizando as pessoas durante todo o período", afirmou o gestor.

Dados da doença - A Unacon é uma unidade do Governo do Estado que foi implantada, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a finalidade de ampliar e assegurar assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e aproximadamente 1 milhão e 800 mil habitantes, oferecendo aos pacientes da região, a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.

No primeiro semestre deste ano foram realizados 13.776 atendimentos/procedimentos mais relevantes. Desses, 2.161 foram de atendimentos médicos. Os tipos de câncer mais comuns em usuários assistidos pela unidade são mama, próstata e de pele.

Inca - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratados adequadamente e podem deixar mutilações bastante expressivas.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, o câncer de pele é raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar deste câncer ou com doenças cutâneas prévias são as mais atingidas. O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma epidermoide.

Serviço: A Unacon está localizada no prédio anexo ao Hospital Regional de Tucuruí, na Av. Amazônidas s/n, Vila Permanente. Mais informações pelos fones: (94) 3778.4928/4599.