Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COOPERAÇÃO

Equipes do Amapá conhecem modelo de monitoramento ambiental do Pará

Por Ronan Frias (DETRAN)
08/07/2019 15h51

Técnicos vão visitar o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e a sede da SemasEquipes amapaenses de gestão de recursos hídricos e florestal, de monitoramento e licenciamento ambiental realizam, nesta segunda e terça-feiras (8 e 9), uma visita institucional para conhecer os sistemas de monitoramento e uso de geotecnologias de apoio às ações de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Os técnicos vão ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) e a sede da Semas, em Belém.

A finalidade do encontro é a integração entre as equipes de gestão ambiental desses estados da Amazônia, que possuem uma ligação histórica – o Amapá foi desmembrado do Pará em 1943.

A diretora de Fiscalização da Semas, Andrea Coelho, apresentou as atribuições, atividades e sistemas utilizados no monitoramento e fiscalização de áreas do Estado, entre eles, o de Gestão de Demandas, Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam), de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), vistorias em Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Dashboard de Alertas e monitoramentos de empreendimento em tempo real por câmeras.

Segundo o secretário adjunto da Semas, Rodolpho Zahluth, há diversas peculiaridades e semelhanças em termos de território entre o Pará e o Amapá, onde é possível avançar na gestão, com integração. "Acredito que esse é o primeiro evento de vários, que podem resultar num acordo de cooperação técnica no sentido de formalizar um fórum permanente entre Pará e Amapá, em prol da integração e da melhoria da gestão ambiental na Amazônia", antecipou.

Nesta segunda (8), as equipes do estado do Amapá vistam o Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam), para conhecer como funcionam os sistemas de monitoramento e como se dá a integração com as ações de fiscalização. Os técnicos conhecerão, ainda, as várias metodologias e a utilização das imagens de controle e monitoramento ambiental.

Na manhã de terça (9), haverá uma apresentação sobre sistemas de gestão ambiental pela Semas e, à tarde, as equipes do Amapá terão encontros com as diretorias de Recursos Hídricos, de Geotecnologias e de Licenciamento Ambiental. No encerramento, será feito um balanço sobre o resultado alcançado e o planejamento para os próximos passos dessa cooperação.