Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Mocajuba celebra 124 anos e recebe ação de cidadania e saúde

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
06/07/2019 19h26

Cerca de 1.500 atendimentos foram feitos na ação de saúde e cidadania promovida pela Fundação ParáPaz, neste sábado (6), no município de Mocajuba, que hoje também celebrava seus 124 anos. A prestação de serviços ocorreu de 8h às 17h, no Instituto Nossa Senhora das Graças.

"A procura foi muito grande, sobretudo, porque o município nunca recebeu ações como essa. Por isso, já estamos articulando um retorno para atender novamente essa demanda", afirmou a presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares.

Entre os vários serviços oferecidos, a grande procura foi pela emissão de documentos. O estudante William Pimentel, 19, ressaltou a importância da ação na cidade. "Esse projeto que veio pra cá vai ajudar muitas pessoas que queriam tirar identidade, principalmente, as que vieram do interior. Espero que tenham mais projetos como esse não só em Mocajuba, como também em outros locais", disse.

A moradora Ednalva Cabral acompanhou o pai, Lourival Cabral, 97, na emissão do documento. "Foi um privilégio ter conseguido tirar a identidade do meu pai, aqui mesmo na cidade. Eu teria que ir com ele até Belém, mesmo sendo muito idoso, o que seria complicado, mas conseguimos resolver com rapidez e facilidade", elogiou.

Para Ray Tavares, foi uma satisfação proporcionar essa alegria à população através da ParáPaz. "A ação fez parte do aniversário da cidade, e os moradores chegaram cedo para usufruir dos atendimentos e ficaram contentes com a atenção que o governo deu à esta data", destacou. "Todos os serviços foram muito bem aproveitados".
A ação contou, também, com atendimento especial às mulheres. Serviços de manicure, design de sobrancelha, maquiagem e limpeza de pele foram bastante procurados pela população feminina, assim como corte de cabelo. Várias atividades de esporte, jogos e brincadeiras populares também foram promovidas pela equipe técnica da Fundação.

Fazendo parte da programação, foram entregues durante solenidade na Câmara Municipal de Mocajuba, títulos de cidadão mocajubense para 18 personalidades. Entre os homenageados estão o governador Helder Barbalho, o vice, Lúcio Vale, e a deputada Federal Elcione.

A iniciativa é do governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Saúde (Sespa), da Fazenda (Sefa), Companhia de Habitação do Estado (Cohab), Sebrae, Hemopa, Emater e Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), com o apoio da Prefeitura Municipal de Mocajuba.