Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍVICO-MILITAR

Governo celebra Dia dos Bombeiros e firma compromissos com a corporação

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
02/07/2019 14h45

Cerimônia marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro, celebrado dia 2 de julhoO governador Helder Barbalho e o vice, Lúcio Vale, acompanhados das respectivas esposas, Daniela Barbalho e Andréa Vale, prestigiaram, na manhã desta terça-feira (2), a cerimônia cívico-militar que marcou as comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro, ocorrida na capital paraense. Na ocasião, a corporação agraciou deputados e autoridades com a medalha do mérito "D. Pedro II".

O vice-governador, Lúcio Vale; a sua esposa, Andréa Vale, e a primeira-dama, Daniela Barbalho, além de secretários de Estado receberam a comenda, oferecida pelos bombeiros a personalidades civis e militares que contribuem para o engrandecimento da corporação.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hayman Souza, além do Dia Nacional dos Bombeiros, transcorrido neste dia 2, a solenidade também celebrou o aniversário de 163 anos das corporações em todo o País. A data marca a criação da primeira guarnição no Rio de Janeiro, por determinação do imperador D. Pedro II, considerado patrono da instituição.

De acordo com o coronel, os Bombeiros, hoje, contam com cerca de cem mil homens em todo o Brasil, presentes em mais de 1,5 mil municípios. No Pará, são mais de 3 mil militares, que estão em 26 cidades, atendendo a cerca de 60% da população paraense. "Os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil merecem todo o nosso respeito, por serem instituições centenárias e que sempre estiveram ao lado da nação brasileira e da democracia", destacou Souza.

Governador garantiu que irá aumentar o efetivo e ampliar a presença da corporação em todo o EstadoO governador Helder Barbalho fez questão de agradecer e de reconhecer a importância da instituição para a sociedade paraense. Ele entregou, ao lado de outras autoridades, as medalhas do mérito "D. Pedro II" às personalidades agraciadas com a condecoração, entre as quais, o empresário Jader Barbalho Filho.

Helder disse que os bombeiros escolheram a missão de doar as próprias vidas em favor dos outros, por isso, merecem toda a valorização.

O chefe do Executivo Estadual comprometeu-se a, nos próximos quatro anos de governo, trabalhar para aumentar o efetivo e ampliar a presença da corporação em todo o Estado. Para isso, garantiu que já no próximo Plano Plurianual (PPA), a ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Pará, no segundo semestre, estarão previstos investimentos para melhorar a cobertura física da corporação. "Queremos chegar, por exemplo, a Juruti e Oriximiná, na Calha Norte, e, também, a Portel e Curralinho, no Marajó", destacou.

O governador ainda realizou a entrega dos certificados aos alunos concluintes do curso de monitores do programa Escola da Vida, que atua há 26 anos com ações sócio-educativas e de promoção de cidadania para crianças e jovens. Hoje, o projeto atende a mais de 3,5 mil estudantes em todo o Pará. Os monitores participaram de uma formação de 200 horas e agora vão atuar replicando os valores e ensinamentos no Territórios pela Paz, que está sendo implantado pelo governo do Estado em sete bairros da Região Metropolitana de Belém, com o objetivo de promover a paz social.

Helder entregou, ainda, certificados aos alunos concluintes do curso de monitores do programa Escola da VidaAo todo, mais de 100 personalidades civis e militares foram agraciadas com a medalha "D. Pedro II" e 23 meninos e meninas receberam o certificado de monitor do programa Escola da Vida.

Na ocasião, ainda desfiram as tropas especializadas que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e as guarnições motorizadas.