Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARLAMENTO

Pará é o quarto em inscrições ao Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
02/07/2019 14h34

A etapa estadual que selecionou 12 Projetos de lei em cada estado brasileiro para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é o mais participativo no Pará desde que foi criado, em 2003. Idealizado pela Câmara dos Deputados, o Programa é destinado a proporcionar ao estudante do Ensino Médio Regular, Técnico na Modalidade Integrada e alunos que estejam concluindo o EJA/EM, na faixa etária de 16 a 22 anos, a oportunidade de vivenciar a jornada parlamentar em Brasília, no período de 22 a 27 de setembro deste ano.

No Pará, a mobilização dos estudantes para compor o texto que poderá se tornar projeto de lei foi realizada pela Seduc. Este ano, a Secretaria recebeu 113 inscrições, das quais 106 pertencem à rede estadual. As demais referem-se à rede privada e aos Institutos Federais de Educação que ofertam Ensino Médio.

Em número de inscrições, o Pará ficou em quarto lugar nacional e o primeiro na região Norte, superando o dobro do segundo colocado. "Esse resultado é fruto do engajamento de gestores, técnicos de USES, URES e escolas, diretores e professores que acompanharam efetivamente os alunos desde a divulgação, na orientação dos PL e nas inscrições", considera a pedagoga da Seduc e coordenadora estadual do PJB, Diana Braga.

Foram selecionados estudantes de Belém, Santarém, Ananindeua, Salinópolis, Paragominas, Igarapé-Açu e Cametá. As temáticas para melhorar a sociedade foram as mais variadas. A maioria se aproximava do objetivo do PJB que foca em uma temática de relevância nacional. Dentre os temas mais abordados na seleção estadual estão educação, segurança, saúde, emprego, meio ambiente, economia, cultura e direitos humanos. "Nossos alunos estão preocupados com muitos assuntos, alguns delicados, e eles precisam de espaço para dialogar. Nenhuma escrita deve ser desperdiçada", considera Diana.

A divulgação do resultado da pré-seleção estadual aconteceu nesta segunda-feira, dia 1º. A Câmara divulgará no dia 6 de agosto o resultado final, onde três finalistas representarão o Pará. Em uma jornada legislativa jovem, que muito se assemelha ao processo legislativo real, os estudantes selecionados, ao final, tomam posse como deputados jovens e participam ativamente de todo o processo, dando voz às suas ideias.