Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Seplan seleciona servidor para curso de desenvolvimento industrial oferecido pela JICA

Por Cintia Magno (SEPLAN)
01/07/2019 15h41

Estão abertas, até o dia 05 de julho, as inscrições para o processo seletivo que irá escolher um servidor do Estado para participar do curso "Desenvolvimento Industrial Utilizando Recursos Locais", ofertado pela JICA (Japan International Cooperation Agency) em mais uma parceria com o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). O período de realização do curso no Japão vai de 31 de agosto a 03 de outubro deste ano.

Considerando a abundância de recursos culturais, históricos, naturais e de características geográficas próprias que todo país detém, o curso tem como propósito identificar como é possível utilizar tais recursos em prol do desenvolvimento regional.

De acordo com o manual do programa oferecido pela JICA, o treinamento tem como objetivo possibilitar que os participantes sejam capazes de "considerar a implementação de políticas e atividades de desenvolvimento industrial e promoção regional através do aprendizado de práticas realizadas no Japão com foco no desenvolvimento de indústrias que utilizam recursos locais".

Dentro do programa, o exemplo utilizado será o da ilha de Kyushu, localizada na região sudoeste do Japão, e na qual, de acordo com o manual do programa, "modelos únicos de desenvolvimento industrial foram realizados". A região é conhecida pela produção agrícola, de móveis e pela indústria têxtil. "Os participantes também aprenderão sobre os papéis do setor público, concentrando-se em políticas e medidas de apoio, incluindo aquelas que visam apoiar as pequenas e médias empresas (PME) da região".

A perspectiva é de que, durante o programa, os participantes visitem prefeituras e escritórios administrativos para aprender sobre políticas de promoção e apoio a medidas de desenvolvimento. Já em universidade, os integrantes do curso poderão conhecer mecanismos de colaboração público-privada com a academia, por exemplo.

Requisitos - Dentre os requisitos exigidos para participar do programa estão a necessidade de o candidato ter entre 25 e 50 anos, possuir formação a nível superior, ter bom domínio do espanhol e condições de preencher o formulário de inscrições em inglês.

Inscrição – Os interessados devem encaminhar, até o próximo dia 05 de julho, toda a documentação exigida pelo manual do programa (disponível aqui) para o e-mail nuplan.para@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas, no horário de 8h às 18h, através do telefone 3204-7529.

Após a recepção dos documentos pela Seplan, o material do participante selecionado a partir do cumprimento dos requisitos exigidos será encaminhado à JICA, responsável pela seleção nacional dos candidatos. O resultado final da seleção será divulgado pelo escritório da JICA, ou pela Embaixada do Japão, até 31 de julho de 2019.