Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Parque do Utinga recebe 5ª edição do projeto Vitrine Artesanal

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
01/07/2019 11h09

Quem foi ao Parque do Utinga no último sábado (29) acompanhou de perto a 5ª edição da Vitrine Artesanal, projeto realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), por meio do escritório regional das Ilhas. A ação reuniu agricultores de municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e de Ponta de Pedras, no Marajó.

O Vitrine Artesanal é um projeto que tem a proposta de incentivar agricultores dos municípios da RMB, atendidos pelos escritórios locais da Emater, a produzir e comercializar seus produtos em feiras itinerantes ao logo do ano. Nesta quinta edição, participaram 30 famílias, que levaram ao Utinga uma variedade de produtos agroecológicos, como plantas ornamentais, biojoias, beiju, licores, bolos, massa de caranguejo, camarão, entre outros.

O evento superou as expectativas, comenta o supervisor regional das Ilhas da Emater, Ricardo Barata. "Os produtores tiveram suas estimativas de vendas superadas, e isso é muito bom. A Vitrine funciona como um elo entre o homem do campo e homem da cidade e essa parceria tem dado muito resultado, principalmente porque incentiva os agricultores locais". Ricardo disse, ainda, que haverá o aumento de agricultores e o incremento de produtos para a próxima edição, como alimentação alternativa, crochê, pinturas.

Quem passou pelo Utinga no sábado aprovou o evento. É o que diz a socióloga Cleidiane Nunes, que esteve pela primeira vez no Parque. Ela elogiou a organização e os preços dos produtos. "Está tudo muito acessível. Comprei algumas plantas ornamentais, isso serve também como incentivo as pessoas que estão aqui expondo seus produtos. Vou indicar e me programar para participar de outras feiras como esta", pontuou.

A próxima edição da Vitrine Artesanal já está agendada para o dia 2 de agosto, no ginásio de esporte de Marituba, das 8h às 13h.