Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Em visita ao município de Faro, governo fiscaliza obras e anuncia mais infraestrutura

Por Larissa Noguchi (SECOM)
28/06/2019 23h03

Com recepção calorosa e muito animada da população, o governador Helder Barbalho visitou Faro, na região do baixo Amazonas, nesta sexta feira (28). Logo no desembarque na orla da cidade, o primeiro compromisso foi na reinauguração do prédio da Prefeitura na companhia da gestora municipal, Jardiane Viana. Acompanhado de vereadores do município e da deputada federal Elcione Barbalho, o governador visitou as obras do terminal Hidroviário que quando pronto atenderá toda a região com mais agilidade.

Maria da Graça, moradora de Faro há 20 anos, acompanhou tudo de perto e ficou muito feliz com a visita da equipe de governo: "A gente que mora tão longe da capital, tão longe das cidades com mais acesso, se sente esquecido. Com o poder público perto da gente, podemos sonhar em crescer", disse a dona de casa.

Faro, na região oeste do Pará, é o primeiro município da divisa do Pará com o Amazonas. Segundo o último censo do IBGE, são 8 mil farenses morando às margens do Rio Nhamundá.

O chefe do Executivo também percorreu as ruas que foram asfaltadas no município com recursos liberados pelo programa Asfalto na Cidade e anunciou que deve apoiar a prefeitura municipal para mais 6 km de asfalto. Aproveitando a visita, foi até as futuras instalações da Cosanpa, que irá ampliar o abastecimento de água e conheceu as obras de uma nova escola estadual que está em andamento. "É uma felicidade poder estar aqui pela primeira vez como governador, e a única maneira de poder retribuir o carinho de vocês é trabalhando para esse município crescer. É nosso compromisso entregar este terminal hidroviário, as melhorias da Cosanpa e a reforma das escolas", ressaltou o governador.

Entrega de veículos - A Prefeitura de Faro recebeu duas ambulâncias e uma lancha que ficará com a Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) para ajudar na fiscalização da área fronteiriça que rodeia a cidade; e várias máquinas, tais como rolo compressor, pá mecânica e retroescavadeiras, para servir na recuperação de estradas, vicinais, pontes e até mesmo para contribuir com o preparo da terra na agricultura familiar e na limpeza de tanques na criação de peixes, também resultado de emenda parlamentar.

A população de Faro também comemorou a inauguração de uma Unidade Básica de saúde, conquista também de emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho que fez presença no município: "É uma felicidade enorme poder estar aqui neste local tão especial para nós, e melhor ainda é poder ver o resultado do nosso trabalho no sorriso das pessoas", ressaltou a deputada.

A agente de saúde Maria Assunção será uma das novas funcionárias da Unidade e comemora o crescimento de Faro: "Estou muito feliz em poder ver minha cidade crescer, vou trabalhar na unidade como agente e será maravilhoso poder ter esse atendimento de saúde num prédio novo e com atendimento de qualidade".

Helder Barbalho recebeu o título de cidadão Farense, pela Câmara Municipal. Por fim, a prefeita agradeceu a visita e disse que governo municipal e estadual trabalhando juntos, o desenvolvimento é certo. "É uma grande oportunidade, se o gestor municipal trabalhar ao lado do governador, o crescimento de Faro é certo. Aqui, certamente, será uma cidade ainda melhor. Podemos comemorar a chegada de mais asfalto, atendimento a saúde, educação e infra estrutura".