Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JULHO

Operação Verão do Detran terá ações de fiscalização e educação

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
28/06/2019 18h51

A Operação Verão, realizada no mês de julho pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), é a maior ação realizada pelo órgão no ano. Mobilizando centenas de servidores e agentes de trânsito, a meta é prevenir acidentes e buscar um comportamento coletivo de segurança no trânsito nos pontos de maior concentração humana e de veículos, neste período de veraneio, através de ações educativas e de fiscalização.

Neste ano, o Detran também oferece serviços exclusivos para quem está com o licenciamento do veículo em atraso. O órgão disponibilizará três contêineres, dois localizados em Salinas e um em Mosqueiro, onde o usuário poderá quitar a dívida. Os espaços terão um caixa do Banpará, onde a pessoa pode efetuar saques e pagamentos na hora, com wi-fi aberto para facilitar as transações.

As operações de fiscalização já começaram e vão até o dia 6 de agosto. Elas contam com 257 agentes de fiscalização de trânsito, distribuídos em 17 municípios mais a capital Belém. São eles: Salinópolis, Sta. Bárbara/Mosqueiro, Marapanim/Marudá, Tucuruí, Abaetetuba, Belterra, Bragança, Conceição do Araguaia, Palestina do Pará, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Itupiranga, Mojuí dos Campos, Soure/ Salvaterra, Altamira, Brasil Novo e Barcarena.

As ações são realizadas com o objetivo de evitar acidentes automobilísticos e inibir práticas que coloquem em risco à vida, sempre em parceria com os demais órgãos de segurança pública. Os agentes também realizarão controle de tráfego na praia do Atalaia, em Salinópolis, além do suporte necessário para a melhor fluidez no trânsito dos condutores que saírem da capital em direção ao interior, via BR-316. Para isso, serão disponibilizadas 35 VTR'S 4 rodas e 18 VTR'S motocicletas, além de dois quadriciclos para pronto emprego nestas ações.

Conjunto – Numa ação conjunta com a Polícia Civil, o Detran também vai executar a operação Lei Seca, com ações específicas realizadas nos balneários, voltadas para prevenção e repressão a condutores que insistirem em conduzir veículos em estado de embriaguez. O principal objetivo é reduzir as causas de acidentes no trânsito, atropelamentos e mortes, assim como, atender a necessidade de uma maior fiscalização no município de Salinópolis.

Segundo o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, neste período de férias escolares, o fluxo de veículos nas estradas aumenta exponencialmente, o que pode ocasionar um maior número de acidentes e infrações. "As fiscalizações visam justamente coibir os excessos praticados por condutores nesta época do ano. Muitos ainda insistem em dirigir sob efeito de álcool e cometer outras infrações. Nós vamos trabalhar para que isso aconteça com menor frequência", afirma o coordenador.

EDUCAÇÃO
Já as ações educativas, de cunho preventivo e realizadas em parceria com a fiscalização do Detran e demais órgãos da segurança pública, irá contar com o efetivo de 49 agentes educativos, que serão deslocados para ações nos municípios de Salinópolis, Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Santa Bárbara, Mosqueiro, Marituba, Benevides, Breves, Salvaterra, Soure, Marabá, Parauapebas, Moju, Abaetetuba e Barcarena. As atividades serão realizadas até o dia 27 de julho.

Para estas ações, a abordagem aos condutores e passageiros é fundamental, com a distribuição de material educativo e conversa com a população nas vias, praças e até nos bares e locais de festas. Todas as faixas etárias são contempladas, tendo com o público infantil um trabalho diferenciado, com a utilização de atividades lúdicas para a melhor conscientização, como jogos, pintura e brincadeiras.

Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito, Victor Oliveira, itens como o cinto de segurança, cautela para transportes dos pet's e uso do capacete para motociclistas são comumente negligenciados. Para isso, os agentes de educação estarão em pontos estratégicos, fazendo as abordagens devidas com o intuito de conscientizar os veranistas.

"Além do grande fluxo de veículos, há também um número relevante de transeuntes. Por isso, estaremos abordando famílias nas praças, praias, entrada de balneários, com o intuito de fazê-los compreender a importância de pequenos detalhes que farão enorme diferença para a própria segurança e melhor qualidade na mobilidade", disse Victor Oliveira.