Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Conjunto Maguari recebe escola reformada e ampliada

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
27/06/2019 13h19

A comunidade do Conjunto Maguari, em Belém, recebeu na manhã desta quinta-feira (27), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Ruth dos Santos Almeida” totalmente reformada e ampliada. A obra, que durou pouco mais de um ano, representa um investimento de mais de R$ 2,6 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e vai beneficiar cerca de 1,5 mil alunos dos Ensinos Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projeto Mundiar. O governador do Estado, Helder Barbalho; o vice, Lúcio Vale; a secretária de educação, Leila Freire; a deputada federal Elcione Barbalho e os deputados estaduais Wanderlan Quaresma e Gustavo Sefer estiveram presentes ao ato de entrega da escola.

A cerimônia teve início às 10 horas, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e do município de Belém. Em seguida, o governador Helder Barbalho, acompanhado das demais autoridades, descerrou a placa de inauguração da obra de reforma e ampliação da escola. Na sequência, a comitiva dirigiu-se para a quadra poliesportiva coberta, onde alunas da escola realizaram uma apresentação especial de balé para o chefe do executivo estadual.

O governador parabenizou a comunidade pela nova escola, que era um desejo antigo daquela população. Fundada em 1984, a “Ruth dos Santos Almeida” passou pela última intervenção em 1999 e, desde então, pleiteava a recuperação total do espaço. Após a reforma, a escola ganhou novos ambientes; climatização das 13 salas de aula e equipamentos; além de laboratórios e uma sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltada para os alunos com deficiência.

“Esta é a 12ª escola que entregamos nestes seis primeiros meses de governo. Estamos buscando estabelecer um padrão para as escolas do Estado, por meio do qual possamos oferecer o que há de melhor para os nossos alunos. Queremos um ambiente adequado, com acesso à cultura, à informação e ao conhecimento, que faça o estudante e o professor se sentirem motivados”, ressaltou Helder Barbalho.

Recuperação – Ele também anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (1°), com o início do período de férias escolares, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entrará com frentes de trabalho em cerca de 100 escolas de todo o Pará para recuperações emergenciais nas áreas elétrica, hidráulica, de telhados e pintura. O objetivo é fazer os reparos nas unidades de ensino que estão em situação caótica do ponto de vista estrutural.

“Das 933 escolas que temos em todo o Estado, cerca de 600 estão com grandes problemas de infraestrutura. Dessas, 252 estão em situação caótica. São 100 entre essas 252 que nós vamos começar a recuperar agora em julho. Entre dezembro e janeiro, quando acabar o ano letivo, vamos trabalhar nas outras 152 e, assim, seguir pelas 600 que precisam do olhar do Estado”, pontuo o governador.

Reforço – Após visitar os espaços da escola, o governador Helder Barbalho foi convidado a conversar com uma turma de Ensino Médio, que ensinou às autoridades o grito de guerra que norteará a preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no País e que, neste ano, acontecerá no mês de novembro. Na ocasião, a secretária de educação, Leila Freire, também informou que o governo prepara uma série de aulas de reforço, os chamados “aulões”, para incrementar ainda mais os estudos no segundo semestre do ano.  

Avanço – A diretora da escola, Márcia Gemaque, explicou que, antes da reforma, a escola vinha passando por diversos problemas estruturais, entre os quais salas quentes, sem carteiras e mesas quebradas, o que prejudicava o rendimento dos alunos. Mesmo durante os serviços, as aulas não foram suspensas e, agora, já se começa a ver uma nova realidade. “Vemos os alunos felizes e fazendo questão de permanecer no ambiente da escola. Sem dúvida, é um avanço muito grande, tanto para eles, quanto para os mais de 40 professores que trabalham aqui”, frisou.

Além da “Ruth dos Santos Almeida”, outras 11 escolas já foram reformadas, ampliadas ou construídas em Belém, Salinópolis, Bragança, Redenção, Trairão, Marapanim e Benevides nesta gestão.