Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERCÂMBIO

Servidor do Estado participará de treinamento no Japão

Por Cintia Magno (SEPLAN)
27/06/2019 10h46

Fiscal de equipamentos turísticos, o servidor da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Daniel Neri Pantoja, irá participar de um treinamento relacionado à gestão de resíduos sólidos no Japão. O servidor participou do processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency), que é a ofertante do curso "Melhoria da Capacidade de Gestão de Resíduos Sólidos (Aplicação, Planejamento e Política)". O treinamento será ministrado parte no Brasil, em São Paulo e Brasília, e parte no Japão.

De acordo com o manual do programa oferecido pela JICA, o curso em questão fornecerá aos participantes "conhecimentos em instrumentos de política, tecnologias e participação de intervenientes relacionados à Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), com base na experiência do Japão, através de palestras, exercícios e observações", com o objetivo de "fortalecer a capacidade humana e institucional" para esta importante temática.

Durante o programa, cada participante deverá elaborar um plano de ação para se criar uma sociedade orientada à reciclagem, medida tão necessária no contexto local. A expectativa é que, a partir de tal plano, os alunos possam descrever o que farão após retornar ao seu país, com base no conhecimento adquirido durante as discussões levantadas ao longo do curso.

Selecionado dentre os inscritos para representar o Estado do Pará no treinamento, Daniel Pantoja acredita que a experiência será bastante promissora não apenas para a sua carreira profissional, mas, principalmente, para as atividades desenvolvidas por ele no serviço público estadual.

"A expectativa é poder desenvolver esse trabalho no sentido da conscientização e sobre como manusear esses resíduos", aponta. "O Brasil passa por um grave problema de destinação de resíduos sólidos. Eu acredito que poderemos absorver técnicas inovadoras com o Japão e aplicar e repassar esse conhecimento adquirido para o nosso Estado", comentou.

O período de realização do curso no Brasil vai de 18 a 24 de agosto deste ano. Já no período de 25 de agosto a 19 de outubro, os integrantes participarão das atividades no Japão. As passagens de ida e volta para o Japão, assim como as despesas com hospedagem, alimentação e gastos diários no país estrangeiro serão custeados pela JICA.

Seleção - A Seplan foi a responsável por receber o material dos servidores interessados em participar do processo seletivo que atendeu a critérios estabelecidos pela própria JICA. Constatado o cumprimento dos requisitos exigidos, os documentos dos inscritos foram encaminhados à JICA, responsável pela seleção nacional dos candidatos que irão realizar o curso.