Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Encontro entre Executivo e Legislativo aborda agenda de trabalho para o segundo semestre

Por Carol Menezes (SECOM)
25/06/2019 23h49

A agenda do Executivo para o segundo semestre de 2019 foi o assunto principal do encontro de integração conduzido, na noite desta terça-feira (25), pelo governador Helder Barbalho e pelo vice-governador Lúcio Vale, no Parque da Residência, em Belém. Reunindo boa parte do parlamento paraense, deputados federais e secretários de Estado, o evento também mostrou a importância do trabalho conjunto entre os poderes como responsável pelos bons resultados dos primeiros seis meses de gestão.

Na ocasião, o governador frisou aos parlamentares a necessidade de apoio à aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, que será apreciada pelos deputados estaduais nesta quarta-feira (26).

"Foi um período intenso, de muito convívio. Então, quero reforçar a minha gratidão por essa contribuição em favor do Estado", declarou Helder Barbalho. Sobre o encontro, ele explicou que "decidimos reuni-los como gesto de reconhecimento a essa harmonia, que tem permitido uma relação institucional segura para este Estado. Sempre digo que o Poder Executivo pode muito, mas não pode tudo. E para construir o Pará que a sociedade deseja, é essencial a interação e a integração", reforçou.

Lúcio Vale ratificou a necessidade de manter a aproximação saudável entre Legislativo e Executivo, "não só no semestre que vem, mas também pelos três anos seguintes de mandato, porque é um facilitador".

O deputado Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), destacou o trabalho conjunto com todas as bancadas. "Agradeço à situação e à oposição, porque ambas são responsáveis pelo aperfeiçoamento que trabalhamos para concretizar. Me dediquei, fiz o melhor para atender aos anseios de cada um", disse o parlamentar, que está em seu primeiro mandato no Legislativo estadual. "A gente sabe da independência dos poderes, mas quando vemos a vontade do governador de trabalhar só nos resta unirmos as mãos para contribuir na construção desse Pará melhor. Cada dia que passa é um aprendizado", garantiu Daniel Santos.

Líder do Governo na Alepa, o deputado Francisco Melo (Chicão) disse que a Casa desempenhou, com todo o apoio necessário, um papel plenamente constitucional, com projetos de lei que melhoraram a legislação do Estado. "Acredito que o segundo semestre será de consolidação, para melhorar a vida de quem mais precisa", ressaltou.

Sintonia - Para o governador, a sintonia entre Executivo e Legislativo resultou em um trabalho, acima de tudo, correto. "Me honra ter iniciado a vida política como vereador, e depois como deputado estadual. Tenho por obrigação e essência reconhecer o significado da existência do parlamento", enfatizou. Aos representantes da oposição, ele destacou a atuação "leal e correta", bem como a importância da crítica no sentido de entregar algo melhor à população.

"Meu desejo é que o próximo semestre seja ainda mais produtivo, com mais entregas, mais agendas positivas. Temos a oportunidade única de construir um novo ciclo político para este Estado, com menos acirramento, menos confronto, menos conflito. Temos uma oportunidade de fazermos, juntos, um futuro absolutamente extraordinário", assegurou o governador, anunciando que a agenda de trabalho na região do Marajó, em mais uma ação do Governo por Todo o Pará, foi adiada para os dias 8, 09 e 10 de agosto, em respeito ao recesso parlamentar que inicia esta semana.

Em seguida, Helder Barbalho convidou os presentes a acompanhá-lo nos próximos dias 09, 10 e 11 de julho em uma viagem a 14 municípios, desde Novo Progresso (na região oeste) a Marabá (no sudeste), para conferir obras de infraestrutura viabilizadas por meio de financiamento internacional.

Segurança e trabalho - Em um rápido balanço, ele definiu como bem sucedida a atuação da Força Nacional no Pará, com apoio essencial do Sistema de Segurança Pública do Estado, nos últimos três meses, e também anunciou que a geração de emprego e renda em todo o território paraense é prioridade. "Precisamos estar todos juntos para dar conta das 500 mil pessoas no Estado que buscam por trabalho. Não é algo político; é da sociedade", reiterou.

O governador anunciou ainda que a Universidade Federal do Pará (UFPA) já realiza um estudo para identificar os gargalos que impedem o desenvolvimento econômico em todas as regiões do Estado. À Alepa, ele solicitou a criação de um Grupo de Trabalho para revisar a possibilidade de exploração da bauxita na Calha Norte, no oeste paraense, dentro das exigências da legislação ambiental. "Os que tiverem a capacidade de olhar para dentro e fazer de seu estado o seu país irão superar o desafio que estamos vivendo. Aguardar decisões nacionais para resolver problemas locais é otimismo demais", ressaltou Helder Barbalho.