Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROERD EM MARABÁ

Programa de combate às drogas e à violência muda realidade de 3,5 mil crianças e adolescentes

Por Natália Mello (SECOM)
19/06/2019 21h15

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância do Proerd diante dos estudantes beneficiados pelo programaCerca de 3.500 estudantes, de 13 escolas da rede pública da sede municipal de Marabá e dos distritos de Morada Nova e São Félix, no sudeste paraense, participaram nesta quarta-feira (19) da cerimônia de conclusão de cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Realizado no Centro de Convenções da Assembleia de Deus, a partir das 16 h, o evento encerrou um ciclo de quatro meses de formação, e contou com a participação do governador Helder Barbalho e do vice-governador Lúcio Vale.

Ambos foram recebidos pelas crianças e adolescentes beneficiados pelo projeto. Aluna da escola Pequeno Pajé, localizada no distrito São Félix, Letícia dos Santos, 10 anos, contou o que aprendeu durante o curso. "Eu aprendi a dizer não às drogas, não aceitar nada de estranhos, não cometer bullying, violência. E também me deu mais segurança para dizer não, porque como a gente está aprendendo na escola desde o princípio, quando a gente crescer já vai saber como fazer isso", disse. Para a mãe de Letícia, Cássia Batista, o projeto só vem somar. "Traz bastante informação sobre um assunto difícil. Vai servir para a vida toda, tanto para ela quanto para os colegas", ressaltou.

A diretora da instituição de ensino que teve 250 estudantes atendidos pelo programa, Marileide Gomes dos Santos, acredita que, por a escola estar em uma área periférica, a função do Proerd é ainda mais importante. "Infelizmente, a presença das drogas ainda é muito forte, e trabalhamos desde cedo com o nosso público, do primeiro ao quinto ano, como eles podem dizer não às drogas e como não devem aceitar ajuda de estranhos. É importante porque trabalha com a família também, porque muitos não têm acompanhamento da família", acrescentou.

Helder Barbalho disse que a escola deve ser um ambiente de conhecimento, mas também de formação de cidadãosPapel do Estado - Para o governador Helder Barbalho, o sentimento vivenciado na tarde desta quarta-feira, ao se deparar com milhares de crianças contempladas pelo projeto, foi de muita emoção. "Acima de tudo, temos a certeza de que essas crianças passam a ter um nível de conhecimento, de informação, que permitirão melhor clareza na tomada de decisão do caminho das suas vidas. Este é o papel que o Estado deve exercer em parceria com cada família. Que a escola seja um ambiente pedagógico e de conhecimento, mas também de formação de cada cidadã e cidadão, e a polícia, além de garantir segurança pública, também é decisiva na garantia de cidadania, e é isso que a PM faz com o Proerd espalhado no nosso Pará", destacou.

Na ocasião, a Polícia Militar, corporação responsável pela execução do programa no Pará, recebeu uma viatura para ser utilizada no transporte dos instrutores do Proerd até as escolas onde o curso é ministrado.

O Proerd é executado no Pará por instrutores da Polícia MilitarMudança de vida – Aos 18 anos, Samara Santos Oliveira é graduanda de enfermagem e voluntária civil do 4º Batalhão da PM em Marabá. Sua história com a Polícia Militar começou a ser reescrita ainda em 2013, quando participou do programa. "Eu tinha uma visão muito ruim da Polícia Militar devido a algumas situações, e ao entrar na sala de aula e me deparar com um PM me veio um bloqueio", disse a jovem, que por ter enfrentado muitas dificuldades de relacionamento no ambiente familiar, se tornou uma adolescente agressiva e desobediente, além de depressiva. Foi por meio do Proerd, segundo ela, que foi possível ter esperanças em um futuro melhor.

"Falar hoje sobre o programa é emocionante para mim, porque me ajudou muito, me fez sonhar, me trouxe esperança e me fez ter vontade de estudar e ser alguém na vida. Hoje sou graduanda em enfermagem, voluntária civil do Batalhão, e estou estudando para ser uma policial militar e instrutora do Proerd, para ajudar várias crianças e adolescentes como eu fui ajudada. O Proerd mudou a minha vida", contou Samara Oliveira.

A cerimônia de conclusão do Proerd também teve a participação do comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior; do prefeito de Marabá, Tião Miranda; do secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Estado, João Chamon Neto; do comandante de Policiamento Regional II, coronel Juniso Honorato; do comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel David Sarah; do chefe do Centro de Capacitação e Prevenção Primária da PM, tenente-coronel Paulo Maurício Rosa, e da secretária Municipal de Educação, Marilza de Oliveira Leite.

A solenidade de conclusão do curso reuniu estudantes de 13 escolas da rede pública de MarabáProerd - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, originalmente Dare (Drug Abuse Resistence Education), foi criado em 1983 em Los Angeles (EUA), a partir de uma proposta discutida sobre como parar o ciclo gerador do abuso de drogas, das condutas criminosas e das prisões relacionadas ao uso de entorpecentes.

Atualmente, 114 municípios do Pará são atendidos pelo Proerd, que em 2019 celebra 10 anos de atuação em Marabá. O público-alvo é formado por estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.