Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REUNIÃO COM A LATAM

Ampliação e fortalecimento do transporte aéreo no Pará são discutidos em São Paulo

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
14/06/2019 19h33

Com os objetivos de fortalecer a integração entre as regiões do Estado, oferecer maior comodidade àqueles que desejam visitar o Pará – seja por motivo de trabalho ou turismo – e dar mais opções aos paraenses que pretendem se locomover para outras localidades do Brasil e de outros países, o governador Helder Barbalho reuniu-se nesta sexta-feira (14), em São Paulo (SP), com a direção da companhia aérea Latam, uma das mais importantes do País.

O governador Helder Barbalho (e) expôs aos executivos da Latam o interesse do Estado em mais opções de voosO governador defende a ampliação e o fortalecimento da malha aeroviária paraense desde antes de se tornar chefe do Executivo estadual. Ainda como ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho buscou melhorias para os aeroportos do Estado e o aumento da oferta de opções de transporte aéreo entre os municípios, e ainda entre o Pará e outras regiões brasileiras.

Segundo ele, esse movimento é fundamental para fortalecer as atividades comerciais e econômicas nas cidades-polos, como Belém, Santarém, Marabá, Altamira e Parauapebas, e também para colocar o Pará, cada vez mais, nas rotas turísticas nacional e internacional. “A nossa reunião hoje, com a Latam, teve o objetivo de sinalizar para a empresa que é um desejo do governo do Estado a construção de um ambiente que permita que as operações aeroviárias sejam ampliadas no Pará, de modo a melhor atender a sociedade”, enfatizou o governador, acrescentando que até o final deste mês novas rotas que envolvem o Pará devem ser anunciadas pela companhia.

Voos para Fortaleza - Ainda durante a reunião com o governador do Pará, a empresa informou que ampliará de sete para 14 os voos semanais (ida e volta), nas operações na rota Belém-Fortaleza (CE). Os novos voos já estarão disponíveis a partir de 5 de agosto próximo.

A reunião deixou claras as vantagens da ampliação do transporte aéreo para o Estado e a empresaO CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, ressaltou que o Pará é um dos Estados de maior parceria com a companhia. E o momento, segundo ele, é propício para possíveis novas conexões, uma vez que a empresa acaba de adquirir mais dez aviões, que devem começar a operar no segundo semestre. “O Pará é um Estado bastante importante para a Latam, e a Latam, também, é importante para o Estado, pela sua distribuição e dimensões. Então, este é um encontro de interesses relevante, pois estamos planejando aumentar a nossa capacidade de voos domésticos, e vemos com bons olhos a iniciativa do governo do Pará. Abrimos, com o Estado, um canal de discussão bem próximo para encontrarmos a melhor forma de a Latam servir ao Pará, e do Pará ter um transporte aéreo que cubra melhor as suas necessidades”, destacou Jerome Cadier.

Pelo governo do Estado também participaram do encontro o vice-governador do Pará, Lúcio Vale, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração, Turismo e Energia, Iran Lima.