Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Pará recebe 1º Campeonato Norte/Nordeste de Kung Fu

Por Ize Sena (UEPA)
14/06/2019 13h27

O Kung Fu tem origem na China e é a mais antiga das artes marciais. Surgiu a partir de movimentos dos animais e mistura lendas com a realidade. Foi aprimorada e modificada devido às diferentes épocas e dinastias nas quais foi sendo estruturada. A modalidade vem crescendo cada vez mais, e por essa razão, no próximo domingo, dia 16 de junho, ocorre o 1º Campeonato Norte/Nordeste de Kung Fu, às 9h, no Ginásio Almir Gabriel, localizado na Avenida Arterial 18, em Ananindeua. A entrada é gratuita. O torneio é classificatório para o Campeonato Brasileiro da modalidade.

A competição é realizada pelo Instituto Confúcio da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e pela Federação de Kung Fu do Pará, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Ananindeua (Secelj).

O evento é um marco no Estado, pois o Kung Fu nunca teve tamanho reconhecimento com a comunidade, e para os atletas é uma oportunidade de representar o Norte fora do Pará. O campeonato terá apresentação de formas (Taolu) e lutas (Sanda), divididos em categorias de idade e nível técnico.

Para o presidente da Federação de Kung Fu, Pablo Silva, a parceria do Instituto Confúcio é significativa. "A importância dessa parceria se reflete na esperança de muitos atletas estarem mais próximos com a cultura chinesa, de onde o Kung Fu se originou", comentou o presidente. Além disso, os atletas aprendem o Mandarim, e por meio da modalidade conseguem uma bolsa de estudos para ir estudar na China.

Renan Felizardo é um dos atletas que irá competir e pela terceira vez representando o Instituto Confúcio. O esportista já conquistou diversos títulos de campeonatos como o Pan Americano, Campeonato Paraense e o Brasileiro."Minha expectativa é sem sombra de dúvidas a melhor possível, todas as academias envolvidas estão empenhadas com seus atletas, inclusive eu, como professor e atleta, pretendo manter minha invencibilidade, porém, sei o quanto isso é difícil, o nível técnico aumenta a cada ano. Esperamos um público significativo no ginásio e creio que todos vão sair satisfeitos com que vai ser apresentado", comentou o atleta.

Serviço:
Campeonato Norte/Nordeste de Kung Fu
Data: 16 de junho (domingo)
Hora: 9h
Local: Ginásio Almir Gabriel (Abacatão) – Av. Arterial 5-B, 181.
Entrada Gratuita