Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA FELIZ

Seminário debate fortalecimento de ações para a primeira infância

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
13/06/2019 16h39

O programa já alcança 118 municípios de 12 Regiões de Integração, atendendo ribeirinhos e populações indígenas e quilombolas.Promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância e fortalecer as famílias para o cuidado, proteção e educação de crianças até 06 anos. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio da Diretoria de Assistência Social, realizou o I Seminário Regional do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social), no município de Itupiranga, no sudeste paraense. O evento, que ocorreu de 10 a 12 de junho, contou com representantes do Ministério da Cidadania; do secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, e de gestores do Estado do Tocantins e da Prefeitura de Itupiranga.

O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Suas já alcança 118 municípios de 12 Regiões de Integração, atendendo ribeirinhos e populações indígenas e quilombolas, levando ações do Governo do Estado, por meio da Seaster, que coordena a iniciativa. "O programa assegura os direitos das famílias em vulnerabilidade social, mas, acima de tudo, estimula o desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida, período em que elas desenvolvem a maioria das suas competências", explicou Antônio Sena, coordenador estadual do Programa Criança Feliz/Primeira Infância.

O evento contou com representantes do Ministério da Cidadania; do secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, e de gestores do Estado do Tocantins e da Prefeitura de Itupiranga.Planejamento - O Ministério da Cidadania é responsável pela coordenação nacional do programa, atendendo famílias com crianças na primeira infância, gestantes e famílias beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). "Esse seminário auxilia na organização e no planejamento das equipes do município. Nós estamos muito orgulhosos de participar desse momento muito importante, não só para a gestão municipal e estadual, mas também para o governo federal", ressaltou Katiusca Lopes, consultora do Ministério da Cidadania.

Além do seminário, a Seaster está executando capacitações para técnicos do município até esta sexta-feira (14). As oficinas têm o objetivo de orientar o trabalho das equipes para um atendimento de qualidade às famílias beneficiárias do programa. "A exemplo de Itupiranga, onde se teve a presença dos municípios das regiões do Capim, Araguaia, Carajás, Lago de Tucuruí e Xingu, o seminário gerou como resultado a presença do Governo do Pará nas ações de empoderamento dos gestores municipais na maior atenção à primeira infância. Com isso, o município anfitrião está atingindo um número maior de famílias na primeira infância, passando de 600 para 1.200 famílias", informou Luiz Carlos Silva, membro pela Seaster do Comitê Gestor Estadual do Programa Criança Feliz/Primeira Infância.