Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO PCT GUAMÁ

Oportunidades de negócios na Holanda é tema de workshop

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/05/2019 16h43

Na próxima quinta (23), será realizado, no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, a primeira edição do workshop “Mercados & Oportunidades”, com o tema “Holanda como base estratégica na Europa”. O evento é uma realização do núcleo regional do Programa de Qualificação para Exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (PEIEX/Apex-Brasil), operacionalizado no estado do Pará pelo PCT. Gratuitas, as inscrições estão disponíveis no link http://bit.ly/workshop-peiex.

Focado em empresas com perfil exportador, o workshop conta com a facilitação de Rodrigo Borges, da FindBrazil, associação brasileira multissetorial com presença internacional, formada por uma rede de empresários, executivos, associações e empresas de todos os tamanhos, que atua como plataforma de negócios.

O evento é mais um produto de qualificação coletiva realizado periodicamente pelo PEIEX Pará. A monitora do programa, Lucélia Guedes, destaca que “a cada edição do workshop traremos informações qualificadas sobre oportunidades de negócios em diferentes mercados e países. O nosso objetivo é dar subsídios para que os empresários possam entrar de maneira tranquila no mercado internacional, além de estimular o networking entre eles. A FindBrazil tem uma ampla experiência de mercado e o Rodrigo tem muita propriedade para falar sobre as oportunidades na Holanda porque ele tem o país como base operacional".

Sobre o facilitador – Rodrigo Borges integra o conselho de gestão da Associação FindBrazil, com representação na Holanda. Atua há 15 anos no mercado internacional, com experiência em indústrias e passagens em conselhos de administração de diferentes empresas. Participa do desenvolvimento de projetos para aumento das exportações e internacionalização de empresas brasileiras, em diferentes países, principalmente na Europa, com foco na Holanda.

PEIEX/Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. O Programa de Qualificação para Exportação é implementado em todas as regiões do país, por meio de instituições de ensino (universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa) ou Federações de Indústria. São os parceiros da Apex-Brasil que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

No Pará, desde 2016 o programa é executado pela Fundação Guamá, OS responsável pela gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. Em dezembro de 2018, além da Região Metropolitana de Belém, o programa passou a atender as cidades de Marabá e Santarém, podendo ser estendido a um raio de até 100 km dos polos. A metodologia foi renovada, sendo direcionada mais para a prática da exportação.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá foi criado a partir da parceria entre as Universidades Federal do Pará (UFPA) e Rural da Amazônia (Ufra), que cederam a sua área de instalação ao Governo do Pará e à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Tecnológica (Sectet), hoje a principal mantenedora do empreendimento.

A Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, por sua vez, foi qualificada para realizar a gestão administrativa, financeira, física e ambiental do PCT Guamá desde 2009. Seu principal objetivo é o de estimular a pesquisa aplicada, o empreendedorismo inovador, a prestação de serviços e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado e fortemente competitivos.

Com uma área de 72 mil metros quadrados, reúne atualmente 15 centros e laboratórios tecnológicos, 13 startups e 38 empresas, instituições de pesquisa e grupos residentes.
Situado entre a UFPA e a UFRA, apresenta espaços voltados para a instalação de pequenos e médios empreendimentos de base tecnológica, laboratórios e centros de pesquisa e desenvolvimento, assim como empreendimentos nascentes (startups) e temporários.

Serviço: Workshop Mercados & Oportunidades, no dia 23 de maio de 2019, às 15h, na sala 211 do prédio Espaço Empreendedor, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – Av. Perimetral, km 01, S/N – CEP 66075-750. Inscrições gratuitas, vagas limitadas: http://bit.ly/workshop-peiex