Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

Projeto Ruas Verdes promove educação ambiental no entorno da Uepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2019 01h28

O “Ruas Verdes, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, promoveu na sexta-feira (24) ações e troca de informações sobre meio ambiente no entorno do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Telégrafo, em Belém.

Alunos da instituição estiveram na Travessa Djalma Dutra chamando a atenção para a limpeza e conservação do espaço. A programação contou também com oficina de jardinagem, restauração de canteiros em frente ao campus e plantio de mudas e sementes, sem comprometer a circulação das pessoas na calçada.

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente tem outros projetos, como o de energia solar. No entanto, o “Ruas Verdes” foi realizado pela primeira vez na sexta-feira, mas o objetivo é levá-lo para outros locais da capital paraense.

Além da parceria com o Grupema, o Coletivo Jovem contou com a participação do Projeto Uepa Ambiental, que ajudou os alunos no planejamento e doações. “Essa iniciativa partiu dos alunos do Coletivo, mas também era um projeto do Uepa Ambiental trabalhar em entorno da Universidade. Nos juntamos a eles através do nosso planejamento, e com o nosso incentivo compramos alguns materiais e conseguimos com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) doações de mudas e substratos para plantio”, contou o coordenador do Projeto Uepa Ambiental, Hyago Sousa.

Os organizadores pretendem tornar a ação permanente, realizando o acompanhamento com a comunidade de forma constante, para garantir a manutenção do espaço, além de preservar o local da poluição e da contaminação.