Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega delegacia em Oeiras do Pará e anuncia investimentos em escolas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2019 15h24

O governador do Estado, Helder Barbalho, e o vice, Lúcio Vale, inauguraram, na manhã deste sábado (25), no município de Oeiras do Pará, na região do Baixo Tocantins, a nova delegacia de Polícia Civil do município. Com investimentos de mais de R$ 1,4 milhão, a estrutura foi construída e aparelhada pelo governo e vai substituir um prédio antigo, datado de 1940.

A nova delegacia conta com recepção; banheiros masculino e feminino, inclusive com adaptações para pessoas portadoras de limitações físicas; sala de ocorrências; sala de investigadores; sala para escrivão; sala para o delegado; dois alojamentos para policiais (masculino e feminino); arquivo; duas salas de reconhecimento; copa-cozinha; duas carceragens, entre outros espaços.

Para a delegada Renata Gurgel, superintendente do Baixo Tocantins, o investimento representa uma grande melhoria não só para a população de Oeiras do Pará, mas, também, para os servidores da segurança pública. "Essa obra é importantíssima para a Polícia Civil, pois a delegacia que nós tínhamos aqui antes era antiga e insalubre. Agora, finalmente, poderemos dar um atendimento digno e de qualidade para a população", afirmou.

A dona de casa Maria Madalena dos Santos, 68, é voluntária em um grupo religioso que atende presos no município. Ela lembra, com tristeza, de como estava a situação da delegacia de Oeiras do Pará. "O prédio estava sem condições de uso, totalmente deteriorado, e, ao longo dos últimos anos, quase nada se fez para mudar a situação. Graças a Deus, veio a iniciativa do governo do Estado de fazer essa construção, que foi muito bem feita, agora está linda", opinou.

Cerimônia – O governador Helder Barbalho descerrou a placa de inauguração da delegacia ao lado do vice-governador, Lúcio Vale; do secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado; do delegado geral de Polícia Civil, Alberto Teixeira; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior; de deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), deputado Daniel Santos; do prefeito de Oeiras do Pará, Dinaldo Aires, e de autoridades municipais.

Prioridades – O chefe do Executivo estadual disse à população que a atual gestão está precisando reconstruir o Estado em diversas áreas, e que a segurança pública e a educação são as duas principais prioridades do governo. Depois de inaugurar a delegacia, agora, o compromisso do governo é concluir, até agosto, a reforma da Escola Estadual Raimundo Ribeiro, que já se arrasta há anos.

A unidade é a única escola de Ensino Médio na sede da cidade e abriga mais de 800 alunos. "Temos total convicção de que a educação é o único caminho para construírmos a sociedade que tanto sonhamos. E o povo oeirense pode contar com o nosso compromisso e apoio nesse sentido", pontuou Helder Barbalho.

Segundo os estudantes, antes, o colégio Raimundo Pinheiro contava com nove salas de aula, mas o projeto de reforma reduziu esse número para sete. "Já conversei com o prefeito, pedi que ele disponibilize um terreno do município, para a construção de novas salas de aula para vocês, pois, se formos mexer agora no projeto, vai atrasar ainda mais a entrega, que é o que não queremos", explicou o governador.

Helder Barbalho também anunciou que já determinou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) prioridade na retomada da obra da Escola Técnica do município, que também ficou abandonada depois que a empresa responsável deixou o trabalho inacabado. A notícia foi festejada pelos estudantes. "Fomos muito mal tratados no governo passado e não queremos mais isso. Sentimos firmeza nas palavras do governador e, agora, temos esperanças de que as obras saiam", destacou o jovem Benedito da Silva, 21.

Parceria – O prefeito de Oeiras do Pará, Dinaldo Aires, fez questão de entregar de presente para o governador souvenirs da cidade e o parabenizou pelo aniversário transcorrido no último dia 18 de maio. Ele também comemorou o fato de ter, de novo, na cidade, a maior autoridade do Estado. "O último governador que esteve em Oeiras do Pará foi Almir Gabriel. Estamos felizes por ter, de novo, o chefe do Executivo estadual aqui com a gente e temos certeza de que a parceria do governo do Estado com o município vai trazer ainda mais desenvolvimento para a nossa cidade", frisou.