Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Seminário promoverá 'Diálogos sobre Gêneros, Corpos e Sexualidades'

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2019 12h14

Como estratégia para combater a discriminação, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o III Seminário do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades, Educações e Gerações nos próximos dias 13 e 14 de maio (segunda e terça-feira). O evento será no auditório Paulo Freire, localizado no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, em Belém. O tema deste ano é “Pensar Alteridades, Eis a Questão! Diálogos sobre Gêneros, Corpos e Sexualidades”.

O objetivo do Seminário é pensar o outro e a representação das diversidades nas várias formas, atualizações e complexidades. O debate visa à construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como alternativa para diminuir preconceitos e discriminações, além de aprender com a multiplicidade nos espaços educativos e na sociedade em geral. 

A iniciativa também propõe discutir e orientar jovens e alunos a aprender com o outro, no âmbito da inteligência coletiva, que promova a vida e qualifique o saber social. “O nosso tempo, mais do que nunca, requer o exercício de um olhar compreensivo, que nos permita responder aos desafios das alteridades. O evento reúne militantes, acadêmicos, pesquisadores ligados a Programas de Pós-Graduação e Grupos de Pesquisa, e parceiros de várias instituições de Ensino Superior, entre elas, a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade de São Paulo (USP), todos comprometidos com a produção da ciência, com a construção de uma educação pautada no respeito às diferenças, livre de preconceitos, sem discriminação e comprometida com a cidadania e os direitos das minorias sociais”, ressaltou a professora e coordenadora do evento, Ana Lídia Nauar. 

Serviço: III Seminário do Grupo de Pesquisa Gêneros, Sexualidades, Educações e Gêneros - Pensar Alteridades, Eis a Questão! Diálogos sobre Gêneros, Corpos e Sexualidades. No dia 13 de maio (segunda-feira), a partir das 15 h, e dia 14 (terça), a partir das 8h30, no Auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Campus I - Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.