Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARATONA SOLIDÁRIA

Alunos da Uepa discutem Filosofia com base na série "Black Mirror"

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/05/2019 11h07

Os defensores da revolução digital venderam com grande habilidade o sonho de bem-estar, praticidade e felicidade através da tecnologia, mas será que ela de fato está nos tornando mais felizes e conscientes? Debater estas e outras questões filosóficas com base em episódios da série Black Mirror é o objetivo da quarta edição da Maratona Solidária - Reflexos: Eu e Sociedade, promovida pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A programação será realizada de 2 a 4 de maio, de 9h às 17h, na sala de videoconferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, com exibição de episódios, seguida de debates com alunos de filosofia. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, presencialmente ou através do formulário online, disponível aqui. A taxa de participação custa R$10 e toda a renda arrecadada no evento será revertida ao Centro Comunitário do Saré, no Distrito Industrial. 

Mistura de suspense, fantasia, horror e ficção científica, Black Mirror é uma série de TV criada por Charlie Brooker, em 2011, composta de narrativas que instigam por apresentar ao público os efeitos colaterais – nem sempre fictícios - do mundo tecnológico. O nome da série, traduzido como "Espelho Negro", é uma referência às telas frias de TVs, monitores ou smartphones como reflexos digitais de personalidades projetadas.

Entre os episódios selecionados para a IV Mostra Solidária, recebem destaque "Urso Branco", "Black Museum", "Crocodilo" e "Queda Livre", que abordam temas como a espetacularização do sofrimento, a relação entre verdade material e realidade, além da relação entre dinâmicas de controle social e manutenção de aparências.

Para o aluno de filosofia da Uepa, Vinícius Monteiro, um dos organizadores do evento, o objetivo da maratona é aproximar a comunidade externa da universidade. “É possível falar sobre filosofia com assuntos diversos, dos quais poucas vezes nos atentamos. O objetivo do evento é desenvolver debates em torno da filosofia com um olhar mais próximo da realidade das pessoas, a fim de que a academia apresente ao público um aprendizado mais tácito e reflexões pertinentes em nossos tempos”, afirma. 

Cinema e solidariedade - A maratona solidária é projeto social promovido pelo Cafil, que tem a sétima arte como ferramenta de análise humanística, além de ter a solidariedade como um dos focos principais da ação. Em sua 4ª edição, a maratona repassará os recursos arrecadados na inscrição para a comunidade Saré, no Distrito Industrial. No fim do mês de maio, os alunos do Centro Acadêmico de Filosofia realizarão uma atividade lúdica e cultural na comunidade, quando o valor arrecadado será revertido em material escolar e lanches para as crianças participantes da ação. “Tive contato com as pessoas e a carência da comunidade através da minha mãe, que trabalha no Saré. A realidade é bem complicada, eles quase não têm infraestrutura e opções de atividades culturais ou de lazer, o que potencializa situações de risco social”, explica Renzo Mascote de Andrade, integrante do Cafil e responsável pela escolha da comunidade.

Veja a programação completa:

- 02/05
8h30: Credenciamento
Local: Sala de videoconferência

9h00 - 12h
Episódio: Urso Branco || Tema do debate: Espetacularização do Sofrimento.
Mediador: Vinícius Monte - 5° semestre de filosofia -  Uepa  

14hrs - 17hrs
Episódio:   Black Museum ||  Tema do debate:   Da Justiça.
Mediadora: Luana Guedes - 3° semestre de filosofia  Uepa  

03/05
9hrs - 12hrs
Episódio:  USS Callister ||  Tema do debate:   Existência e Validação
Mediador: Renzo Mascote - 5° semestre de filosofia -  Uepa  

14hrs - 17hrs
Episódio:  Queda Livre ||  Tema do debate:   Controle e Aparências.
Mediador: Matheus Hatherly - 1° semestre de filosofia -  Uepa  

- 04/05
9hrs - 12hrs
Episódio: Crocodilo ||  Tema do debate:   Verdade Material vs Realidade.
Mediadora: Gabrielle Pontes - 3° semestre de filosofia -  Uepa  
14hrs - 17hrs
Episódio:  Arkangel ||  Tema do debate:   O disfarce
Mediadora: Eloísa Camarão - 3° semestre de filosofia – Uepa

Serviço: A IV Maratona Solidária do Centro Acadêmico de Filosofia com o tema: Filosofia em "Black Mirror". Reflexos: Eu e sociedade acontece de 2 a 4 de na sala de videoconferência do CCSE (Campus I – Uepa), localizada à Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo. Inscrições: através do formulário online, disponível aqui.
Taxa de participação: R$10
Mais informações: no Instagram e Página do Facebook do cursode Filosofia