Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTOS

Polo Joalheiro terá mini edição do Festival de Chocolates Flores e Joias da Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/05/2019 14h16

O Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia será realizado em setembro no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, e contará a partir de 2019 com eventos satélites no Polo Joalheiro São José Liberto. A ideia é criar expectativa entre produtores e o público com a intensificação do envolvimento da população paraense e de turistas em relação ao evento.

A primeira edição de eventos nessa linha já acontecerá nos dias 10 e 11 próximos, sempre das 9h às 18h. A programação terá o melhor da produção local em chocolate, flores e joias, além de uma produção cultural pensada exclusivamente em homenagem às mães.

Ao todo, quatro secretarias de estado e dois órgãos estaduais foram mobilizados para a missão de potencializar o segmento do cacau, nesta edição 2019. Além da Sedap e Sedeme, são parceiros das iniciativas as secretarias de Turismo (Setur), e da Cultura (Secult); o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado (Codec). O Sebrae Pará mantém uma parceria fundamental para o Executivo estadual, pela expertise do órgão junto aos pequenos e médios empreendedores.

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) reuniu no dia 30 de abril passado, com floricultores e bombonzeiras que participaram do minievento para discutir detalhes da participação dos empreendedores. A secretaria tem uma forte atuação no incentivo da produção de flores, cacau e chocolate, desde a orientação técnica, como o estímulo à criação de novos mercados para comercialização, facilitando o acesso da população a mercadorias de qualidade e baixo custo.

"O Pará já é o campeão nacional em produção de amêndoa, precisamos então avançar na verticalização da cadeia do cacau para agregar valor ao nosso chocolate, que começa a ser industrializado aqui. Estratégias como o Festival em setembro e os minieventos que faremos até lá, são maneiras de evidenciar nossa produção, posicionando as marcas e potencializando a comercialização dos produtores locais'', observou a coordenadora de Mercado, da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, da Sedeme, Luciana Centeno.

Luciana Centeno explica que os festivais satélites ocorrerão no Polo Joalheiro aproveitando períodos sazonais de grande demanda de produtos das cadeias do cacau, flores e das joias, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Círio de Nazaré e as Festas de fim de ano, entre outros momentos celebrativos. A ideia é organizar exposições e espaços de comercialização nos finais de semana que antecedem as datas comemorativas, tudo com o propósito de promover os segmentos, em questão.

Serviço:

I Edição do Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias
Data/Hora: De 10 a 11 de maio de 2019, das 9h às 18h.
Local: Espaço São José Liberto também chamado de Polo Joalheiro, na praça Amazonas, s/n, no bairro do Jurunas, em Belém.