Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIMPEZA

Governo e moradores promovem mutirão na área do Tucunduba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/04/2019 17h16

Um mutirão de limpeza e paisagismo foi realizado, nesta sexta-feira (26), no entorno do primeiro trecho do Projeto de Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba. No local será construída, em breve, uma Estação de Elevação da obra, onde foi feita a limpeza e arborização da área. 

A ação foi acompanhada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), em parceria com a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Comissão de Acompanhamento da Obra (Cao) e das empresas Urbaniza e Tractbel, além dos próprios moradores. Durante toda a semana, equipes fizeram panfletagem e orientação das casas no entorno do projeto, com informações sobre educação ambiental, coleta seletiva e de entulhos, e alerta sobre os riscos do acúmulo de lixo e a prevenção de doenças.

Nesta sexta, ocorreu a limpeza da área, com a retirada de lixo e entulho do canal e o isolamento do terreno onde funcionará a Estação. Na próxima sexta-feira (3), será feito o paisagismo local, utilizando material reciclado (como pneus) e a plantação de mudas de árvores, a serem feitas por estudantes da Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle.

Segundo o secretário adjunto de Gestão e Desenvolvimento Urbano da Sedop, Valdir Acatauassu, o mutirão foi realizado a partir do pedido da própria comunidade. “Essa virou uma área de descarte de lixo que atraia animais e mau cheiro, por isso os moradores nos solicitaram ajuda e nós, por meio da nossa área social, fizemos esse trabalho, que também envolve a prevenção de doenças e a coleta adequada do lixo”, explicou.

Salomão Denny, morador da área do Tucunduba, disse que ações como essa são importantes. “É uma forma de conscientizar a comunidade de que é importante preservar os espaços. Todas as obras feitas vão beneficiar todo mundo” completou.