Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Iniciada operação de travessia do porto de Icoaraci para Barcarena

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2019 11h40

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) iniciou, na manhã desta segunda-feira (15), no porto de Icoaraci, a travessia para Barcarena via ferry boat. A embarcação sai do Distrito com destino ao porto da Trambioca, em Barcarena. A  primeira balsa saiu por volta das 8h, antes do horário previsto, devido a agilidade no embarque dos veículos que ocorreu sem contratempo.

Com a nova alternativa de tráfego, a população que precisa se deslocar para os municípios de afetados após a queda da ponte Rio Moju, no dia 6 deste mês, passa a contar com três portos em operação para atender a demanda de veículos com destino a região. O Gerente de Transporte Hidroviário da Arcon, Antônio Paulo Monteiro de Souza, informa que até a próxima quarta-feira (17), deve entrar em operação o Porto Arapari. Localizado na Avenida Bernardo Sayão, ele será o quarto a integrar o conjunto de portos que realizam a travessia até Barcarena e municípios próximos da região do Baixo Tocantins.

“No porto de Icoaraci estamos  atendendo, preferencialmente, os caminhões pesados (carretas e caminhões ¾). Os caminhões bi-articulados e articulados devem ser direcionados para a travessia no porto da Celte, onde foi disponibilizada uma balsa com maior capacidade para atender os veículos mais longos”, explica Antônio Paulo. Os veículos leves continuam sendo atendidos no porto do Henvil e,  na quarta-feira (17), estes veículos também poderão se dirigir ao porto Arapari.

O Diretor de Fiscalização da Arcon, Ivan Bernaldo esclarece que com a alternativa do porto de Icoaraci, as filas de caminhões estão sendo eliminadas e a previsão é que sejam zeradas até o final desta semana, com a entrada em operação dos portos do Arapari e Bannach , ambos na Avenida Bernardo Sayão. “Com esta situação o atendimento a população será normalizado, garantindo a travessia para quem precisa se dirigir para Barcarena e outras regiões do Estado afetadas com a queda da Ponte do Rio Moju”, conclui Ivan.

Horários de travessia:

- Porto de Icoaraci para Barcarena: 9h, 11h, 13h, 15h

- Porto Trambioca (Barcarena) para Icoaraci:  7h, 9h, 11h,13h.

A Arcon conta com equipes de fiscalização em todos os portos. Os usuários que necessitar fazer denúncias e/ou reclamações, pode ligar para a Ouvidoria do órgão: 0800-0911717.